Cuiabá, sábado, 27/04/2024
01:28:25
informe o texto

Notícias / Literatura

02/05/2023 às 09:05

Romance baseado em notícia de jornal é lançado nesta quarta-feira

Na história, o personagem Ramiro Noronha está enclausurado em um antigo manicômio, de onde remoí um frenético monólogo que mistura realidade e imaginação

Entretê

“O imprevisto”, mais recente romance do escritor Eduardo Mahon, já tem data de lançamento marcada: o evento será no dia 3 de maio, quarta-feira, no Cine Teatro Cuiabá, e contará com debate da obra e show de Helvio Moraes.

Publicado pela Carlini & Caniato Editorial, “O imprevisto” é um um relato pormenorizado do crime bárbaro que o escriturário Ramiro Noronha cometeu. A ideia do romance surgiu de uma provocação que a escritora Cristina Campos fez a Mahon.

“A Cristina me mandou uma notícia há uns dois anos. Um site noticiava que um sujeito foi preso por agredir uma cigana que previu esse fato. De imediato, respondi a ela que escreveria um romance com base no motivo”, contou o autor.

Na história, o personagem Ramiro Noronha está enclausurado em um antigo manicômio, de onde remoí um frenético monólogo que mistura realidade e imaginação. Segundo o autor, embora a ponte entre passado e futuro seja um tema contemporâneo, também está presente na produção clássica.

"Veja o caso de Édipo. Ele foi avisado sobre o próprio futuro e, ao tentar evitá-lo, acaba condenado a cumprir uma profecia já revelada. A pergunta permanece viva nos ‘multiversos' dos filmes atuais. Para cada movimento, há uma variação. Ora, ora... a literatura conhece a paráfrase desde sempre. Minha intenção é brincar com isso”.

O lançamento, além do show do Helvio Moraes, terá um bate-papo mediado pela escritora Marli Walker com as psicanalistas Adriana Rangel e Veline Simioni, ocasião em que debaterão o aspecto psicanalítico da personagem Ramiro Noronha. Apesar de o evento ser aberto ao público, o autor deixa claro que nada é previsível, e que o imprevisto pode acontecer a qualquer momento.

Sobre o autor

Carioca residente de Cuiabá, Eduardo Mahon é um dos autores mais prolíficos do estado. Atualmente conta com 27 livros publicados. Formado em Direito pela UFMT, é doutor em Estudos Literários pela UNEMAT e, também, imortal da Academia Mato-Grossense de Letras. Sua obra “Inclassificáveis" foi selecionada pelo Ministério da Educação, no PNLD Literário 2021.

Serviço
Lançamento do livro “O imprevisto”
Onde: Cine Teatro Cuiabá
Quando: 3 de maio, quarta-feira
Horário: 18h30
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Naria Lucia Periotto 04/05/2023 às 00:00

    Sou amante da literatura, fiz parte da Academia Cascavelense de Letras, em Cascavel PR, como associada especial, tenho um pequeno livro de poesias editado "E por falar se amor"

 
Sitevip Internet