Cuiabá, domingo, 28/04/2024
20:04:52
informe o texto

Notícias / Cinema

25/05/2023 às 14:44

Videoarte ‘Macunaíma Pop do Cerrado’ será exibido nesta quinta em Cuiabá

A exibição compõe a mostra audiovisual do evento Agitando a Resistência Negra, na Casa das Pretas

Entretê

Videoarte ‘Macunaíma Pop do Cerrado’ será exibido nesta quinta em Cuiabá

Foto: Divulgação

O videoarte ‘Macunaíma Pop do Cerrado’ terá a primeira exibição ao público nesta quinta-feira (25), às 22h, no Centro Cultural Casa das Pretas, em Cuiabá, durante programação da mostra de vídeos do ‘Agitando a Resistência Negra’. O filme foi selecionado no edital Audiovisual, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), e homenageia a obra de Mário de Andrade.

Aprovado em 2021, no ano do centenário da Semana de Arte Moderna, o videoarte foi gravado em Cuiabá e Chapada dos Guimarães, e une tecnologia do vídeo às expressões artísticas, trazendo conceitos do naturalismo fantástico, afrofuturismo e distopia.

Nesta versão, Macunaíma, o personagem anti-herói e irreverente da literatura nacional, é libertado do processo de branquitude e experimenta existências seculares de povos indígenas e população negra, ribeirinha e rural, além de corpos em transição e fluidez de gênero.

A produção é coordenada pelos artistas Ju Queiroz (produtora executiva e diretora de fotografia), Sol Ferreira (diretor) e Rodrigo Zaiden (roteirista e codiretor). E o projeto conta com filmagem e edição de Henrique Santian, direção de produção de Paula Dias e atuações de Alice Anayumi e Felipe Lourenço.

Mais informações sobre o filme no Instagram @macunaimadocerrado.

Assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet