Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
10:55:49
informe o texto

Notícias / Gastronomia

28/05/2023 às 10:32

No Dia Mundial do Hambúrguer, confira duas receitas e saboreie em casa

A iguaria é tradicionalmente de carnes moídas, mas há também uma sugestão vegetariana

Entretê

No Dia Mundial do Hambúrguer, confira duas receitas e saboreie em casa

Foto: Divulgação

Neste domingo (28) é dia mundial de um dos pratos mais populares em todo o mundo: o hambúrguer. Existem diversos tipos de hambúrguer, desde os clássicos cheeseburgers (a combinação básica de queijo e o preparado de carne) até variações vegetarianas e gourmet.

Hoje, disseminado no mundo todo e quase a marca registrada dos Estados Unidos, o lanche tem origem no século XIII, na Ásia Ocidental. Ostártaros, uma das principais tribos dos povos mongóis, teriam dado origem ao consumo de um tipo de carne amassada e modelada em formato de uma bola achatada, que era consumida dentro do pão, sendo um tipo de alimento muito prático para as tropas que invadiam a Europa naquele século.

Mais tarde, já no século XVII, viajantes alemães levaram essa ideia para açougues da cidade de Hamburgo, que desenvolveram técnicas para moer a carne. Com essa carne moída temperada, criavam bifes que, além de saborosos, tinham um baixo custo e se tornaram rapidamente populares por toda a cidade. Essa versão é a mais conhecida e de onde teria vindo o nome do hambúrguer.

Dicas para preparar em casa

Se você prefere preparar seu próprio hambúrguer em casa, Elton Martins, coordenador nacional de operações Carne Fresca do Fort Atacadista, explica que a escolha da carne influencia diretamente na qualidade do hambúrguer. “Os melhores cortes de carne para fazer hambúrguer são aqueles com a quantidade adequada de gordura como o acém, a fraldinha, o patinho e o peito bovino. Isso ajudará a garantir a suculência e sabor do hambúrguer”, afirma.

Os hambúrgueres podem ser preparados com diferentes ingredientes e acompanhamentos, inclusive para vegetarianos e veganos. Entre as vantagens de fazer um hambúrguer caseiro está a possibilidade de inovar na montagem.

Confira duas opções de receitas fáceis e rápidas:

Hambúrguer Caseiro
Ingredientes:
1 kg de carne moída (tipo patinho, acém, coxão mole)
1 pacote de creme de cebola
Pimenta do reino
2 colheres de sopa de água
sal a gosto

Modo de preparo:
Primeiramente, coloque numa tigela toda a carne moída, o creme de cebola, a pimenta do reino, a água e o sal; Misture todos os ingredientes bem, até que a carne fique em uma consistência que não esfarele; Por fim, faça bolinhas com a carne moída e amasse;

Esse hambúrguer caseiro pode ser feito tanto na frigideira, quanto na churrasqueira, seja qual for a escolha é extremamente saboroso. Escolha seu pão, queijo, salada, adicionais (como bacon) e molho favoritos para acompanhar.

Hambúrguer de Palmito
Ingredientes
1 e ½ xícara (chá) de palmito picado
2 pimentões vermelhos picados
1 colher (sopa) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de cebola picada
1 colher (sopa) de mostarda
1 dente de alho picado
2 colheres (sopa) farinha de rosca
1 ovo
1 colher (café) sal
Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no processador, até ficar uma mistura homogênea. Modele cada hambúrguer e leve à geladeira por 30 minutos. Asse em forno médio preaquecido até dourar. Sirva no pão ou com a salada de sua preferência.

Onde encontrar


Elton Martins é do setor Carne Fresca do Fort Atacadista e, claro, indica oatacarejo como opção de açougue.

Em Cuiabá, tem Açougue Carne Fresca no Fort Atacadista da saída para Chapada dos Guimarães e em Várzea Grande, na Avenida da FEB. As unidades funcionam de segunda a sábado, das 7h às 22h e, aos domingos, das 7h às 20h.

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet