Cuiabá, domingo, 28/04/2024
19:55:58
informe o texto

Notícias / Artes visuais

05/06/2023 às 18:43

Cine Teatro Cuiabá irá exibir documentários que abordam questões sócio-ambientais nesta terça

A programação especial está voltada para o Dia Mundial do Meio Ambiente

Entretê

Cine Teatro Cuiabá irá exibir documentários que abordam questões sócio-ambientais nesta terça

Olha aqui: vida lixo

Foto: Fernando Rodrigues

Três documentários mato-grossenses que abordam questões sócio-ambientais serão exibidos, nesta terça-feira (6) a partir das 19h30, com entrada gratuita e classificação indicativa de 10 anos, no Cine Teatro Cuiabá. A programação especial está voltada para o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta segunda (5).

Dentre os curtas incluídos na programação estão: “Heróis do Fogo” (MT. 2020. 20’), de Rodrigo Godoi, “Wazare - Paresí-Haliti” (MT. 2017. 4’), de João Grisoste, e o média “Olha aqui: vida lixo” (MT. 2021. 39’), de Fernando Rodrigues e Rogério Santana. Realizadores dos curtas exibidos participam de bate-papo após projeção.

Rodrigo GodoiRodrigo Gogoi

Vale lembrar que é permitido estacionar na Avenida Getúlio Vargas, onde fica o Cine Teatro Cuiabá, a partir das 19h30.

A atividade integra a Sessão Realizadores de MT do projeto ‘Encontros com Cinema’, realizado desde 2017 no Cine Teatro Cuiabá, sempre com sessões noturnas às terças-feiras. Em 2023 a programação do ‘Encontros com Cinema’ tem intercalado exibições de longas distribuídos pela Vitrine Filmes e outras iniciativas independentes (com cobrança de ingressos a preços populares), com a realização de pelo menos uma sessão mensal com audiovisuais produzidos em Mato Grosso.

Sobre os documentários exibidos

O curta “Heróis do Fogo” (Direção: Rodrigo Godoi/ Godoi Filmes. Produção Executiva: Karol Nascimento/ Godoi Filmes. MT. 2020. 20') surgiu da triste realidade dos incêndios no Pantanal, em 2020. O fogo atingiu 95% de toda a área da RPPN do Sesc Pantanal, apesar de todos os esforços diários da equipe de guarda-parques e brigadistas, dentre tantas outras forças somadas. Muito se perdeu em fauna e flora, mas a esperança da resiliência do bioma em se reerguer se manteve.

“Wazare - Paresí-Haliti” (Direção: João Grisoste. MT. 2017. 4') mostra imagens da Aldeia Wazare dos Paresí-Haliti, em Mato Grosso, que faz parte do primeiro roteiro indígena de turismo de Mato Grosso chamado 'Rota Parecis”. A Rota Parecis proporciona ao turista a oportunidade de imergir na cultura indígena, visitando e convivendo com as pessoas indígenas, conhecendo suas casas, fazendo refeições e aprendendo um pouco mais sobre suas crenças e costumes. Wazare é a aldeia mais nova do município de Campo Novo do Parecis. Uma das atividades principais da aldeia é o turismo indígena, onde a cultura dos Paresí-Haliti está em cada detalhe, por meio das apresentações de danças, cantos, histórias míticas, pinturas corporais, esportes tradicionais e comercialização de artesanato.

“Olha aqui: vida lixo” (Direção: Fernando Rodrigues e Rogério Santana. MT. 2021. 39’) é um documentário que adentra, por alguns dias, a rotina de pessoas reais que, apesar da vida dura e cheia de desafios, principalmente sociais, encontraram no lixo a força para vencer. “Neste projeto levamos ao público a oportunidade de conhecer mais de perto pessoas que vivem à margem da sociedade e que, muitas vezes, estão invisíveis ao nosso olhar”, enfatiza Fernando Rodrigues, diretor da obra.

Serviço
Exibição de documentários mato-grossenses em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente (exibição seguida de conversa com realizadores)
Data: Terça-feira (6), às 19h30
Local: Cine Teatro Cuiabá
Entrada gratuita
Informações: (65) 2129-3848 (Cine Teatro Cuiabá)

Com Assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet