Cuiabá, sábado, 27/04/2024
01:31:45
informe o texto

Notícias / Literatura

06/06/2023 às 16:23

Sesc Alta Floresta e Arsenal realizam circuitos de projeto literário

Iniciativa reúne autores nacionais e contempla público com recital, debates e oficina gratuita

Entretê

Sesc Alta Floresta e Arsenal realizam circuitos de projeto literário

Foto: Divulgação

Nesta terça (6) e quarta-feira (7), o Sesc Alta Floresta dá início ao projeto ‘Arte da Palavra’, com o poeta Jadson Lima. Asapresentações de cordel do autor potiguar no município ocorrem em duas escolas estaduais,por meio do ‘Circuito da Oralidade’.A ação, composta ainda pelo ‘Circuito de Autores’ e ‘Circuito de Criação Literária’, ocorre também em Cuiabá, na unidade Arsenal, a partir de quinta-feira (8).

Realizado pelo Sesc Mato Grosso, o ‘Arte da Palavra’ conta com a presença de escritores de diferentes estados do Brasil e uma série de atividades gratuitas, como recital de poemas em cordel, rodas de conversa e oficinas de criação literária.

“O contato com escritores e suas trajetórias desperta o interesse do público pela literatura. O objetivo é contribuir com a formação de leitores e novos autores, promovendo a transformação social por meio da do hábito da leitura. Após três anos com edições virtuais, o ‘Arte da Palavra’ retoma como atividade presencial, promovendo encontros que unem educação, cultura e lazer”, ressalta o presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior.

Circuito de Oralidades

A programação no Sesc Arsenal, em Cuiabá, será aberta ao público a partir da apresentação de cordel do poeta potiguar Jadson Lima, no dia 8 de junho. Carregando as dores e bonanças de sua terra nas palavras, o autor fará, no Circuito de Oralidades, declamações de poesias sobre vivências e paisagens nordestinas.

Circuito de Autores

Já no dia 13, o Sesc Arsenal propõe a roda de conversa com os escritores Tino Freitas, do Distrito Federal, e Marta Eugênia, de Alagoas, acerca de suas publicações e processos produtivos na escrita. O debate permite a circulação de obras e ideias, possibilitando que diferentes vertentes literárias sejam conhecidas em diversas regiões.

Tino Freitas possui mais de 30 títulos publicados no Brasil e três no exterior e foi finalista do Prêmio Jabuti 2013, com o título Primeira Palavra. Marta Eugênia se encantou com o mundo da poesia ainda aos 8 anos de idade, na década de 1970, por meio de uma atividade escolar que se baseou na canção “A Banda”, de Chico Buarque. No ‘Circuito de Autores’, ambos dialogam com o público promovendo a troca de conhecimento em um intercâmbio literário.

Circuito de Criação Literária

A programação será concluída pelo ‘Circuito de Criação Literária’ com a oficina de técnicas de contação de histórias, ministrada de forma híbrida pela escritora Irma Galhardo, entre 13 e 27 de junho.

Especialista em literatura infantil, Irma Galhardo é reconhecida pela Academia de Letras do Brasil na Suíça. Por meio da oficina, ela ensinará técnicas utilizadas na contação de histórias, tornando a atividade mais atrativa aos olhos do público. Os alunos terão contato com os conceitos embasados na obra ‘O Narrador’, de Walter Benjamin, além de serem apresentados aos fundamentos do letramento literário, forma de aproximar as crianças da literatura de maneira prazerosa.

As vagas para a oficina são limitadas. Os encontros presenciais serão divididos entre a Faculdade Católica de Mato Grosso e o Teatro do Sesc Arsenal. Para concluir a capacitação, os inscritos participarão de uma videoconferência, com horário a ser definido pela turma, no dia 27 deste mês. Os interessados devem se inscrever por meio deste formulário virtual.


Intercâmbio de autores

Criado pelo Departamento Nacional do Sesc, o ‘Arte da Palavra’ percorre, durante este ano, 140 cidades levando 51 autores. Propondo um intercâmbio cultural, além de receber autores de Tocantins, Rio Grande do Norte, Alagoas e Distrito Federal, o Sesc-MT viabilizou a participação da autora mato-grossense, Paty Wolff, nas edições em Pernambuco, Rio de Janeiro e Bahia.

Serviço

‘Circuito de Oralidades – Recital de cordel com Jadson Lima’
Data:Dia 8 de junho, às 18h
Local:Jardim do Sesc Arsenal (Rua 13 de Junho, 1435 – Centro Sul, Cuiabá – MT)
Entrada gratuita

‘Circuito de Autores – Roda de conversa com Tino Freitas e Maria Eugênia’
Data:Dia 13 de junho, às 19h
Local:Teatro do Sesc Arsenal (Rua 13 de Junho, 1435 – Centro Sul, Cuiabá – MT)
Entrada gratuita

‘Circuito de Criação Literária - Oficina ‘Técnicas de Contação de Histórias - Etapa I’ | +16 anos
Data:Dias 13, 14, 15 e 16 de junho, das 19h às 21h
Local:União das Faculdades Católicas de Mato Grosso (UNIFACC - VG) (Av. Presidente Artur Bernardes, S/N - Vila Ipase, Várzea Grande - MT)
Inscrição:
neste formulário virtual
Entrada gratuita

‘Circuito de Criação Literária - Oficina ‘Técnicas de Contação de Histórias - Etapa II’ | +16 anos
Data:Dia 17 de junho, das08 às 12h e das 14h às 18h
Local:Teatro do Sesc Arsenal (Rua 13 de Junho, 1435 – Centro Sul, Cuiabá – MT)
Inscrição:
neste formulário virtual
Entrada gratuita

‘Circuito de Criação Literária - Oficina ‘Técnicas de Contação de Histórias - Etapa III’ | +16 anos
Data:Dia 27 de junho, horario a definir
Local:Encontroon-line
Inscrição:
neste formulário virtual
Entrada gratuita
Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet