Cuiabá, domingo, 28/04/2024
18:05:30
informe o texto

Notícias / Cultura Popular

27/06/2023 às 19:26

Tradicional Festa de São Benedito começa nesta terça com 'Tchá cô bolo', missa e comidas típicas

Já a tão esperada procissão e festa do glorioso santo negro estão marcados para este domingo

Entretê

Tradicional Festa de São Benedito começa nesta terça com 'Tchá cô bolo', missa e comidas típicas

Foto: Helder Douglas / Leiagora

As comemorações da tradicional Festa de São Benedito, com Missa, Levantamento do Mastro e o tradicional “Tchá Cô Bolo” cuiabano iniciam nesta terça-feira (27). Já a tão esperada procissão e festa do glorioso santo negro estão marcados para este domingo (02).

Além de permitir conhecer a forma como foi fundada a cidade de Cuiabá, São Benedito congregou os povos e fomentou a paz, no ideal de aproximação e confraternização. É considerado um fenômeno de popularidade e seus feitos se espalharam por todo o mundo, conquistando devotos e seguidores.

Em Cuiabá, pode-se dizer que a Festa de São Benedito é tricentenária e nasceu com os excluídos negros, pobres e não alfabetizados, que não gozavam de nenhuma representatividade social. Com o passar do tempo, alianças foram feitas e a festa passou a contar com a atuante participação da elite cuiabana, que assumiu, financeiramente, a sua realização, trazendo os membros mais ilustres para desempenhar o papel de reis, rainhas e demais festeiros.

A festa religiosa é a mais longa de Mato Grosso, dura cerca de um mês, contando com o período das visitas dos festeiros e esmoleiros às casas cuiabanas e chega a reunir mais de dez mil pessoas a cada uma das noites de festa na igreja.

As primeiras demonstrações de louvor a Benedito no arraial, que futuramente daria origem à Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, aconteceram no ano de 1722, onde os rituais eram realizados secretamente, já que os escravos não tinham o direito de manifestação religiosa. Eram feitas em uma pequena capela de pau a pique, construída no Beco do Sebo, onde hoje está localizada a Praça da Mandioca, no centro histórico de Cuiabá. Por lá, Benedito já era adorado como santo, ainda que pela igreja só fosse beatificado em 1743, pelo Papa Bento XIV e canonizado em 1807, pelo Papa Pio VII.

A partir de 1922, passou a ser realizada em casas de festeiros, quando Dom Aquino Correa resolveu proibir as touradas, que eram festas muito populares em Cuiabá. Para compensar a proibição, a família Eubank resolveu realizar a festa de São Benedito em sua casa, oferecendo comida e bebida de graça à população, com anuência dos párocos.

Já na década de 70, a festa passou a ser realizada permanentemente na casa de Dona Bem-Bem, localizada na Rua Barão de Melgaço, onde ficou até o início da década de 80. Com isso, Dona Bem-Bem pode ser considerada como uma das maiores incentivadoras da comemoração ao santo. A partir daí a festa voltou ao largo da igreja, com a transformação da igreja em paróquia.

Em 2023, a Festa traz pela primeira vez como rei e rainha, Paulo Fernando Campos Simões, que é festeiro desde 2017, sendo voluntário da cozinha, e dona Lurdinha, como é conhecida Lurdes Nigro.

“Os cuiabanos são muito devotos de São Benedito e ele é muito poderoso. Eu tenho assistido coisas muito bonitas e estou muito feliz de ter sido escolhida como rainha da Festa de São Benedito. É muito trabalho e responsabilidade, mas como cuiabana penso que não podemos deixar morrer essa tradição. Agradeço muito ao padre Pedro e a todos que me escolheram como festeira, e estou fazendo o melhor que eu posso”, ressalta Lurdinha.

Programação

A abertura da Festa de São Benedito 2023 começou com um baile no Hotel Fazenda Mato Grosso, no dia 09 de junho, com jantar e a Banda Megaron.

Seguindo no dia 27 de junho, com a Missa às 5h, após o Levantamento do Mastro e o tradicional “Tchá Cô Bolo”.

No dia 29, a celebração conta com o 1º Dia do Tríduo, depois o 2º Dia do Tríduo (30), o 3º Dia do Tríduo (01.07), sempre às 5h, após a Missa o Chá com Bolo, e às 18h comidas típicas e banda.

No dia 02 de julho, às 5h, terá a Missa de Encerramento, após o Chá com Bolo; às 11h30 terá o almoço com comidas típicas; às 17h a Procissão e às 18h continua com comidas típicas e Banda.

A festa de São Benedito é uma realização da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Mitra Arquidiocesana de Cuiabá, Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação, por meio de emenda parlamentar dos deputados estaduais Wilson Santos e Max Russi, via Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico - SEDEC/MT no seguimento do Turismo, e de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Conta com o apoio institucional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e Prefeitura Municipal de Cuiabá, e demais empresas.

Da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet