Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
03:55:57
informe o texto

Notícias / Cultura Popular

19/07/2023 às 18:15

evento gratuito

Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha terá extensa programação na Capital

Na data de início das atividades, a partir das 17 horas, será realizado um Ciclo de Formação - Mulheres na Capoeira

Entretê

Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha terá extensa programação na Capital

Foto: Divulgação

Uma programação especial inicia nesta sexta-feira (21), alusiva ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha, em homenagem a Tereza de Benguela, celebrada em 25 de julho. O evento gratuito é promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

“O Dia da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha representa a força e potência das mulheres negras. Por isso, queremos com mais esse evento de mobilização popular fomentar o debate sobre a emancipação das mulheres negras e o fim da desigualdade étnico-racial”, disse o secretário adjunto de Cultura, Justino Astrevo.

Na data de início das atividades, a partir das 17 horas, será realizado um Ciclo de Formação - Mulheres na Capoeira, no auditório do Museu da Imagem e do Som de Cuiabá- Misc. O evento segue com ações no fim de semana (22 e 23), sempre das 8h às 20h.

Dando seguimento à programação, no dia que se celebra o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha, 25 de julho (terça-feira), a partir das 19 horas, será realizada uma Roda de Conversa, sobre a Rota da Ancestralidade, com a jornalista Bruna Maciel.

E para encerrar, no sábado (29), a partir das 7h, haverá uma caminhada, sendo o ponto de concentração dos diversos segmentos religiosos e culturais, em frente à Igreja do Rosário e São Benedito. Quem assim desejar, deverá levar uma garrafinha de água.

Em seguida, a partir das 9h, haverá uma nova roda de conversa, com especialistas, para debater o assunto, avanços, melhorias e o que ainda precisa ser ajustado como forma de efetivar as políticas públicas voltadas a esse público.

“Esta data, 25 de julho, é mais uma ferramenta para toda sociedade repensar, conhecer a cultura negra e combater o racismo e as desigualdades. Por isso, preparamos uma programação especial para discutirmos a grande importância que elas têm, os nossos olhares e reconhecimentos e, também, preparamos uma oficina de turbantes que valoriza o acessório para além da estética”, acrescentou Justino.

Histórico

A data, 25 de julho, foi instituída em 1992, no 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, na República Americana, que tinha como objetivo dar visibilidade à luta das mulheres negras contra o racismo, exploração, machismo e misoginia.

No Brasil, a data também tem o propósito de dar visibilidade para o papel da mulher negra, através da figura de Tereza de Benguela que foi a líder do Quilombo Quariterê e, por 20 anos, liderou a resistência contra o governo escravista e coordenou as atividades econômicas e políticas do Quilombo.

Tereza de Benguela é, assim como outras heroínas negras, um dos nomes esquecidos pela historiografia nacional, que, nos últimos anos, devido ao engajamento do movimento de mulheres negras e à pesquisa ou ao resgate de documentos até então não devidamente estudados, na busca de recontar a história nacional e multiplicar as narrativas que revelam a formação sociopolítica brasileira.

Símbolo de resistência e liderança na luta contra a escravização, Tereza de Benguela, ou ‘‘Rainha Tereza”, viveu no século 18 e assumiu a liderança do quilombo chefiado pelo marido, José Piolho, depois que ele foi assassinado, em Mato Grosso. Tereza apoiou a luta da comunidade negra e indígena contra a escravidão por duas décadas.

Da Prefeitura de Cuiabá
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet