Cuiabá, domingo, 28/04/2024
07:52:22
informe o texto

Notícias / Bem-estar

12/09/2023 às 13:31

ANIVERSÁRIO DE 84 ANOS

Horto Florestal promove trilha ecológica, apresentações musicais e artísticas em setembro

O evento está previsto para acontecer das 9h às 12h no dia 21 e será direcionado para as crianças

Entretê

Horto Florestal promove trilha ecológica, apresentações musicais e artísticas em setembro

Foto: Luiz Alves/ Prefeitura de Cuiabá

O Horto Florestal completará 84 anos de existência no dia 21 de setembro. Uma programação ao estilo ao ar livre, com música, dança, palestras de conscientização e, claro, muita alegria e diversão, está sendo preparada. O evento está previsto para acontecer das 9h às 12h no dia 21 e será direcionado para as crianças. Contará com apresentações de balé do Projeto Siminina e dança folclórica com o grupo Sementinha Flor Ribeirinha. Já a palestra educativa, abordando a temática da educação ambiental, será ministrada pelos engenheiros florestais José Augusto da Cunha e Fernanda Avelina.

E a festa de aniversário tem um mimo para a criançada. Como se trata de um espaço decorado pela própria natureza, nada melhor do que levar para casa uma muda de árvore frutífera e sementes, tendo a oportunidade de acompanhar o crescimento desde a germinação.

"O Horto Florestal é muito rico e tem uma importância dentro da gestão municipal na arborização da cidade e plantio em geral. Mas, suas especificidades vão além das mudas frutíferas e do cerrado, como os ipês que embelezam a cidade ou das trilhas ecológicas para passeios que aliviam a alma", frisou o administrador do Horto Florestal, Alexsandro Alves de Souza.

Alexsandro, juntamente com outros profissionais que atuam no Horto, inclusive da engenharia florestal, está elaborando algumas iniciativas que vão beneficiar a comunidade. "Temos projetos mais ousados para atender demandas maiores, como da prefeitura e da agricultura familiar, além dos atendimentos que já oferecemos aos moradores de Cuiabá", revelou o administrador.

O local, que é muito conhecido por fornecer mudas de diversas espécies, tanto ornamentais como frutíferas, tem condições e pode ir muito além. Uma das ideias é levar o atendimento até as pessoas que não podem se deslocar ao Horto para buscar uma muda. "Está em estudos, e como tudo exige estrutura, vamos avançando aos poucos, mas é uma clientela que gosta de plantar e passar o tempo exercendo cuidados com a natureza. Aí estamos pensando em um serviço de disk mudas", pontuou o coordenador.

Há projetos, como de compostagem, que poderão ser ampliados e beneficiar mais pessoas. O serviço já é feito a partir das folhas e galhos de árvores que são recolhidos dos serviços de limpeza realizados pela Prefeitura de Cuiabá, através da Limpurb. Essa compostagem pode ser usada em praças e jardins ornamentais que embelezam as vias públicas da Capital. No caso, os troncos são separados e têm outro destino junto a empresas parceiras.

Outra iniciativa será a produção de matéria orgânica e contará com moradores de condomínios próximos ao Horto Florestal. Eles serão convidados a conhecer o projeto durante a programação de aniversário no dia 21. A ideia é usar os resíduos que são produzidos em suas respectivas residências. Para isso, basta que disponibilizem o lixo orgânico separado do lixo reciclável, ou seja, participem da coleta seletiva do lixo e, consequentemente, da prática inovadora.

A partir dessa matéria-prima, o Horto produzirá a matéria orgânica denominada terra preta, que servirá como adubo para hortas e demais plantações, podendo atender inclusive os produtores da agricultura familiar à medida que a iniciativa for crescendo. Inicialmente, a produção será destinada aos moradores envolvidos. Futuramente, o excedente será disponibilizado também para a população.

O engenheiro florestal José Augusto da Cunha atua no local há cerca de 10 anos e acompanha as transformações, muitas vezes silenciosas aos olhos da população. "Temos muitos sonhos para o Horto, para expandir e exercer todo o potencial desse espaço. Algumas das iniciativas poderão tornar o Horto autossuficiente futuramente, expandindo as parcerias. É uma questão de tempo e de trabalho para que o local se transforme em um viveiro de grandes projetos. Aqui é o coração da cidade, inspira e respira vida", frisou.

O Horto Florestal, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, oferece passeios por meio das trilhas. As visitas devem ser agendadas para uma melhor organização.


Da assessoria Prefeitura de Cuiabá
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet