Cuiabá, sábado, 27/04/2024
05:04:21
informe o texto

Notícias / Bem-estar

28/03/2024 às 09:21

TRANSFORMAÇÃO E RENOVAÇÃO

Páscoa: Padre de Cuiabá explica sobre a Semana Santa no calendário católico

O período é marcado por muitos rituais que fazem referência a eventos importantes dos últimos momentos da vida de Cristo

Gabriella Arantes

Páscoa: Padre de Cuiabá explica sobre a Semana Santa no calendário católico

Foto: Reprodução

Uma das datas mais importantes no calendário católico está se aproximando, a Páscoa. O período não evidencia apenas a morte e ressurreição de Jesus Cristo, mas também é um momento de renovação e transformação para os fiéis.

Em entrevista ao Entretê, o padre, assessor de comunicação da Arquidiocese de Cuiabá e diretor da Rádio Bom Jesus, Renan da Silva Cunha, explicou sobre como funciona o tempo religioso cristão.

A celebração da Semana Santa começou no Domingo de Ramos (24) e termina no Domingo de Páscoa (31), período marcado por muitos rituais que fazem referência a eventos importantes dos últimos momentos da vida de Cristo.

“Todos os anos a Páscoa é marcada segundo um costume que é do calendário judaico. Ou seja, por isso que muda a data. Então, como escolher? Se marca no primeiro domingo, após a primeira lua cheia do equinócio de primavera. Mas no nosso hemisfério é outono”, contou.

Quinta-Feira Santa

A quinta-feira marca o início do Tríduo Pascal, o momento mais importante da Semana Santa. É também nessa data que se encerra a Quaresma. Nesta data, ocorreu a Última Ceia, em que Jesus e seus apóstolos comemoravam a Páscoa judaica.

“Quinta-Feira Santa é o dia da primeira missa. A primeira missa celebrada na história da humanidade foi na Quinta-Feira Santa, há 2000. Então é Jesus celebrando a primeira missa. Tanto que padre na missa usa exatamente as mesmas palavras de Cristo: “Isto é o meu corpo, o meu sangue que é dado por vós”. Ele ergue o pão e o cálice com o vinho consagrado e dá aos apóstolos como comunhão”, disse o sarcedote.

Sexta-Feira Santa

Nesse dia, Jesus foi julgado, crucificado e morto. Na Sexta-Feira Santa os cristãos costumam jejuar e se recolher.

“É o período em que nós vivemos das estações de Cristo até a cruz. Nós recordamos intensamente a paixão e morte do nosso Senhor. Este é um dia de luto, de dor e da morte de Jesus. [...] Por ser um dia de profunda penitência e recolhimento, também é um dia de jejum de e abstinência de carne. É só uma refeição no dia e pequenos lanches ao longo do dia que não completem uma segunda refeição e água”, declarou o padre.

Sábado Santo ou Sábado de Aleluia

O Sábado Santo é dedicado à oração e à espera da ressurreição. Neste dia, durante a noite, ocorre a Vigília Pascal. “Na noite de sábado a gente já considera domingo segundo o calendário judaico, por isso que tem o Sábado de Aleluia, o Sábado Santo. Onde temos a grande missa da Vigília Pascal, que é aquela missa com sete leituras e conta toda a história da salvação. Nessa missa que acontece batizados, crisma e comunhão. É a missa dos sacramentos”, explicou o sacerdote.

Domingo de Páscoa

O dia é celebrado com muita alegria pelos cristão, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo, momento em que seu corpoé glorificado. As famílias costumam se reunir para comemorar a data e agradecer pelo dom da vida.

“Nós já sabemos por fé que Jesus ressuscitou e quando dizemos isso, significa que ele venceu a morte. E não simplesmente voltou a vida, mas voltou a vida eterna. Quer dizer que ele não volta a vida para morrer de novo, ele voltou a vida para nos dar vida em abundância. Ou seja, ele volta para a eternidade e nos dá acesso a isso”, finalizou.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet