Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
00:35:15
informe o texto

Notícias / Cultura Popular

25/09/2023 às 19:30

PROJETO AUDIOVISUAL

Secretaria divulga videoclipes produzidos por artistas mato-grossenses

Dentre as produções, estão os das bandas Calorosa e O Mormaço Severino, e também da multiartista A Luisa Lamar

Leiagora

Secretaria divulga videoclipes produzidos por artistas mato-grossenses

Foto: Divulgação/Secel-MT

O edital Audiovisual, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), está fomentando a produção de videoclipes em Mato Grosso. Mais três trabalhos viabilizados com recursos da seleção pública estão disponíveis ao público, ajudando a potencializar a divulgação de artistas da música mato-grossense.

Malemá Tentiano – banda Calorosa


A música Malemá Tentiano dá origem ao clipe e é um dos destaques nos shows da banda Calorosa, quinteto formado por mato-grossenses que mescla ritmos tradicionais como cururu, lambadão e rasqueado ao reggae e eletrônico.

O vídeo narra de forma cômica o cotidiano de um jovem apaixonado, ou emocionado, como se diz aos que se apegam facilmente. Além disso, a produção traz elementos simbólicos da cultura, como linguajar, arquitetura e gastronomia cuiabanos.

A faixa musical “Malemá Tentiano” faz parte do EP “Pacu e Pequi” (2021) que contempla outras duas faixas musicais “Lambari (ou Peia do Coxiponé)” e “Manifesto Calorista”. O videoclipe está disponível no canal de YouTube Calorosa.

Eu quero ver o pôr do sol da Sete de Setembro – O Mormaço Severino
Filmado em Cáceres, o videoclipe da canção ‘Eu quero ver o pôr do sol da Sete de Setembro’, da banda mato-grossense O Mormaço Severino está disponível no YouTube (link aqui).

A produção dialoga com vivências reais dos integrantes do grupo e apresenta uma alegoria dos contrastes entre os sonhos e a realidade de artistas invisibilizados nas periferias do Brasil.

O enredo acompanha o Dia do Palhaço, representação de um artista e trabalhador do comércio da Avenida Sete de Setembro, na cidade de Cáceres, à espera do horário do pôr do sol que anuncia o fim da labuta. Enquanto a arte imita a vida no enredo, a banda O Mormaço Severino aparece em cena durante toda narrativa audiovisual.

A canção ‘Eu quero ver o pôr do sol da Sete de Setembro’ integra o álbum 'Cântico das ruas estreitas', que também foi viabilizado pela Secel e estreou nas plataformas digitais em 2021.

Treme - A Luisa Lamar
O videoclipe apresenta a música Treme da multiartista A Luisa Lamar, que foi gravada em parceria com Sharamandaya Kess. A faixa musical foi lançada anteriormente no EP 'iWISSu' (2022), primeiro EP de estúdio lançado por uma pessoa trans em Mato Grosso.

Ao ritmo do reggaeton, a produção narra o empoderamento feminino em um contexto de violência contra a mulher e relações tóxicas. O prédio histórico do Palácio da Instrução, no centro da capital, foi uma das locações do audiovisual.
O clipe pode ser conferido no canal de YouTube A Luisa Lamar.

O Edital Audiovisual
A seleção pública da Secel contou com R$ 3 milhões de investimento para fomentar o setor audiovisual de Mato Grosso. Também chamada de Cine Motion, o edital financiou a produção de 34 projetos, divididos nas categorias videoclipe, videodança, videoarte, e curta-metragem, essa última abrangendo ficção, documentário e animação.

Na categoria videoclipe, foram selecionadas oito produções audiovisuais, sendo três de Cuiabá e as demais de municípios do interior do Estado, dentre as quais Rosário Oeste, Rondonópolis e Tangará da Serra.

“O audiovisual é um setor que movimenta a economia, pois gera emprego e renda para uma grande cadeia produtiva, além de apresentar a força da nossa cultura. Com os videoclipes, o investimento do Estado cumpre ainda o papel determinante de fortalecer a divulgação da música mato-grossense. Por tudo isso, ficamos muito felizes com os resultados deste edital que concretiza projetos maravilhosos por todo o Estado”, destacou o secretário adjunto da Secel, Jan Moura.

Com informações da Secel-MT
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet