Cuiabá, sábado, 27/04/2024
17:29:12
informe o texto

Notícias / Bem-estar

17/10/2023 às 14:31

EM OUTUBRO

Escola de yôga de Chapada dos Guimarães promove aulas gratuitas para idosos

O serviço será ofertado para inscritos no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS)

Entretê

Escola de yôga de Chapada dos Guimarães promove aulas gratuitas para idosos

Foto: Assessoria

O projeto “Longeviver: a arte do Yôga no dia-a-dia de idosos”, aprovado pelo edital Viver Cultura da SECEL – Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, é uma iniciativa da “Escola Yôga na Mata”, com senhores de baixa renda, inscritos no Centro de Referência em Assistência Social(CRAS)de Chapada dos Guimarães.

Além das oficinas de Yôga, rodas de conversas e escuta terapêutica, serão produzidos pôsteres com uma prática básica exemplificada com fotos dos participantes com distribuição em larga escala para que outros idosos possam acessar essa prática, incentivando seu autocuidado e também para trabalhar sua autoestima e sentimento de pertencimento através da identificação com as imagens.

A ideia deste projeto surgiu a partir do trabalho voluntário realizado pela instrutora de Yôga e proponente do projeto, Kamilla Braz, na Academia de Saúde (SUS) da cidade. Durante os encontros, percebeu-se que os idosos expressam alegria e admiração quando se veem nos registros das práticas, o que melhora sua autoestima e incentiva o retorno às aulas, fazendo da prática de Yôga um excelente recurso cultural e de cuidado com a saúde.

Essa arte milenar que une corpo e mente, expandindo a consciência e promovendo o autoconhecimento, quando voltado apara os idosos, amplia sua capacidade de atenção, concentração e memória; previne quedas pois há melhora no equilíbrio; proporciona a diminuição de ansiedade e estresse; fortalecimento da musculatura ocular e do restante do corpo. É também benéfica ao proporcionar a socialização, fundamental para ter mais autonomia, autoconfiança e qualidade de vida.


Agravos e adoecimentos também podem ser amenizados com a prática. Sendo assim, rodas de conversas, escuta terapêutica e oficinas de Yôga, possibilitarão aos idosos, a troca de experiências de autocuidado e de enfrentamento dos desafios encontrados nessa etapa de suas vidas.

“A ideia é que ao oferecer o aprendizado de técnicas prazerosas e emancipatórias, os participantes poderão incorporá-las em suas rotinas, produzindo assim um reforço de saúde e qualidade de vida”, explica Kamilla.

Os serviços oferecidos pela “Escola Yôga na Mata” abrangem as práticas regulares de Yôga (presenciais e online) e vivências em pontos turísticos, pousadas e espaços de agroecologia. A partir de técnicas fortes e prazerosas, as pessoas aprendem como respirar melhor, como relaxar, como concentrar-se, como trabalhar músculos, articulações, nervos, glândulas endócrinas, órgãos internos. Assim, há o desenvolvimento de força, equilíbrio e flexibilidade, melhoria na postura corporal, conquista de agilidade mental e criatividade, coordenação das emoções, administração do estresse, domínio da capacidade de concentração, descontração muscular e mental e reeducação respiratória.

Esse reforço de saúde somado às técnicas de auto estudo proporcionam o autoconhecimento e a evolução interior. Importante ressaltar que as práticas são realizadas em espaços que permitem um contato mais profundo com a natureza imprimindo um pensamento ecológico e o desenvolvimento de atitudes sustentáveis. “Desde seu surgimento em 2019, a Escola sempre enfatizou seu compromisso social ofertando suas práticas para gestantes e mulheres, e agora também idosos e colaboradores de instituições parceiras.

“Recentemente desenvolvemos a primeira experiência “Reconecta” com os colaboradores de uma grande Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Essa ação tem por objetivo promover a escuta terapêutica e o acesso a práticas de Yôga/Meditação em organizações atentas à qualidade de vida de seus colaboradores. Nossa proposta é oferecer um espaço de escuta terapêutica somada ao aprendizado de técnicas prazerosas e emancipatórias que os participantes poderão incorporá-las em suas rotinas, produzindo assim um reforço de saúde e qualidade de vida; e, ainda, oportunizar um contato mais profundo com suas próprias existências, ampliando suas capacidades de concentração e criação”, comenta Kamilla Braz.

Serviço

As inscrições para o “Longeviver: a arte do Yôga no dia-a-dia de idosos” são gratuitas e podem ser realizadas durante todo o mês de outubro, através do telefone (65) 99647- 0847. As oficinas acontecerão no mês de novembro no CRAS de Chapada dos Guimarães.

Da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet