Cuiabá, sábado, 27/04/2024
20:45:07
informe o texto

Notícias / Diversidade

14/11/2023 às 17:45

CICLO DE PALESTRAS

Semana da Filosofia oferece palestras gratuitas em Cuiabá e outros cinco municípios de MT

Evento organizado pela Nova Acrópole propõe uma filosofia que contribua para a transformação humana nas ações do dia-a-dia

Entretê

Semana da Filosofia oferece palestras gratuitas em Cuiabá e outros cinco municípios de MT

Foto: Divulgação

Dezesseis de novembro é o Dia Mundial da Filosofia, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2005. Em celebração à data, a Organização Internacional Nova Acrópole promove, anualmente, uma programação especial. E, em Mato Grosso, a Semana da Filosofia ocorre nas unidades Sinop, Cuiabá, Campo Novo do Parecis, Rondonópolis, Sorriso e Barra do Garças, todas com entrada gratuita.

As atividades começam já nesta terça-feira (14), em Sinop, com programação até sábado (18), sempre à noite. Em Cuiabá, haverá três palestras, sendo uma na quinta-feira (16), outra na sexta-feira (17) e outra no sábado (18), sempre às 19h30, na Escola de Filosofia Nova Acrópole, no bairro Bandeirantes. Em Campo Novo do Parecis, a palestra será no sábado, às 19h, na Nova Acrópole, localizada no bairro Nossa Senhora Aparecida. Em Sorriso, no sábado, haverá um café cultural, às 15h. Em Rondonópolis, serão três atividades sequenciais no sábado, a partir das 16h. Quem fecha a programação é a unidade de Barra do Garças, no sábado, às 20h.

O objetivo do evento é estimular os participantes para uma compreensão mais profunda sobre a vida a partir de atitudes conscientes. Em razão disso, o tema escolhido para este ano foi Filosofia em Ação.

Um dos nomes de referência da filosofia contemporânea, Delia Steinberg Guzmán, que partiu recentemente, registrava que, na sociedade atual, “em que precisamos voltar a entender o que significa ‘viver’ e sermos felizes, e em que buscamos ‘fórmulas’ para conseguir esse intento, a filosofia se faz sumamente necessária. Não aquela filosofia como a descrita por tantas definições dadas pelas diversas correntes de pensamento, não a filosofia explicada na sua história e que existiu em distintas culturas humanas ao longo do tempo, mas sim a filosofia como a atitude mais natural de um ser humano que ama e busca um pouco de sabedoria prática e aplicável a todos os campos da vida”. Delia foi presidente da Organização Internacional Nova Acrópole de 1991 a 2021.

A Semana da Filosofia em Mato Grosso tem apoio da Superintendência de Integração, Cidadania e Cultura da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (Assembleia Social).

Sobre o tema

A filosofia ajuda o ser humano a refletir sobre si mesmo e o seu papel no mundo e o ajuda a identificar ideais para conduzir a sua vida. Este ano, as unidades da Nova Acrópole em Mato Grosso tematizam como grandes ideais humanos atemporais de unidade, bondade, beleza e justiça podem orientar a ação humana de maneira concreta, gerando atitudes transformadoras, políticas que elevam a condição humana e um espírito de fraternidade. A filosofia pode e deve ser levada para todos os âmbitos de expressão humana, norteando uma conduta mais lúcida e fraterna.

Para mais informações, visite www.diamundialdafilosofia.com.br.

Confira a agenda completa e os locais:

Sinop – MT
Local: R. dos Caquizeiros, 289, Jd. Celeste

Terça-feira (14), às 19h30
Palestra “Reflexões sobre a obra de Pierre Hadot”

Quarta-feira (15), às 19h30
Palestra “Filosofia na poesia de Cecília Meireles”

Quinta-feira (16), às 20h
Palestra “Compreendendo a vida e seus protocolos”

Sábado (18), às 19h30
Palestra “A importância da beleza para a vida”

Cuiabá
Local: Escola Nova Acrópole (R. Manoel dos Santos Coimbra, 41 – Bandeirantes)

Quinta-feira (16), às 19h30
Palestra “Conselhos Estóicos para Viver Bem”

Sexta-feira (17), às 19h30
Palestra “Como Construir um Mundo Melhor”

Sábado (18), às 19h30
Palestra “Filosofia para Viver”

Sorriso
Local: Av. Curitiba, 2284

Sábado (18), às 15h
Café cultural - Palestra "Conselhos estoicos para bem viver"

Rondonópolis
Local: Nova Acrópole Rondonópolis

Sábado (18)
16h -Palestra “Como uma atitude filosófica pode transformar a sociedade”

17h - Exposição Fotográfica "O visível no invisível"

18h -Palestra “Vivendo os mitos no dia a dia”

Campo Novo do Parecis
Local: Nova Acrópole (Rua Tito Lívio, nº 42-NE, Bairro Nossa Senhora Aparecida)

Sábado (18), às 19h
Palestra “Conselhos Estóicos para Viver Bem”

Barra do Garças
Local: Rua Araguaia, n. 83, bairro Jardim

Sábado (18), às 20h
“Filosofia em ação: Praticidade do Estoicismo”
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet