Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
08:40:33
informe o texto

Notícias / Gastronomia

08/12/2023 às 10:21

XARAÉS BISTRÔ

Em Chapada dos Guimarães: restaurante harmoniza vinhos e cervejas com pratos artesanais

O local tem conquistado os corações de turistas e moradores da cidade

Entretê

Em Chapada dos Guimarães: restaurante harmoniza vinhos e cervejas com pratos artesanais

Foto: Assessoria

Em um ambiente aconchegante e decorado com peças que são relíquias de família, o Xaraés Bristô, novo empreendimento localizado em Chapada dos Guimarães - tem conquistado os corações de turistas e moradores da cidade.

Com cardápio artesanal, oferecem massas e molhos frescos que remetem a alta gastronomia italiana.

A proprietária Lucimari Rodrigues revela que o negócio foi um incentivo do esposo, que é empreendedor e sempre inova em suas estratégias.

A oportunidade surgiu quando o imóvel ficou vago ao lado da fábrica da cervejaria da família.

No entanto, quem cuidou de cada detalhe foi Lucimari, e propôs a decoração com plantas naturais, porcelanas pintadas por ela mesma à mão - além de usar crochês que foram do seu próprio enxoval, feitos pela sua avó e tia. “Tudo aqui são memórias afetivas antigas. Isso é para que as pessoas se sintam em casa ou na casa de suas avós”, conta.

Harmonizações com cervejas e vinhos

Em um ponto estratégico da cidade, rodovia que dá entrada ao município, o bistrô acolhe antigos clientes da Cervejaria Xaraés, mas também atrai novos, já que dispõe uma carta de vinhos selecionados, além de drinques e cervejas recém feitas na fábrica, logo ao lado da cervejaria.

Os drinques são da trilogia XGin, produto lançado este ano pela marca.

A possibilidade de harmonização é grande, já que às massas combinam bem com diferentes tipos de bebidas, e agradam distintos paladares.

Entre os pratos mais pedidos da casa estão o Spaguetti All’ovo com Molho Pesto, que acompanha a burrata, além do Raviolli de muzarela com Molho ao Sugo, que acompanha o Escalope de Filé Mignhon.

Fornecedores locais

Boa parte dos ingredientes utilizados nos pratos são da horta de Chapada dos Guimarães ou, em alguns casos, da feira - que é abastecida por pequenos produtores locais.

Os produtos são de qualidade e, segundo Lucimari, isso ajuda com que a cidade se fortaleça ainda mais economicamente. “Não somos os primeiros aqui, viemos para fortalecer o comércio, somos parceiros de uma mesma missão. Tornar Chapada dos Guimarães cada vez mais preservada, autossuficiente e com serviço de qualidade, essa é uma de nossas missões”, conta.

Além dos fornecedores chapadenses, alguns são de Cuiabá, como na produção de massas - que chegam frescas no restaurante, da Due Mamma e Belotto Cozinha Italiana ou o Levita Pão, que fornece pães de excelente qualidade e fermentação natural.

Para sobremesa, Lucimari menciona outros parceiros, como os da produção do Dum Brownie, que acompanha o sorvete artesanal da Frutos de Goiás de Chapada. “Sabemos o quanto é importante fortalecer a economia local e os investidores de todos os tamanhos por aqui. Então fazemos de tudo para incluirmos estes produtos em nossas mesas, pois acreditamos nessa qualidade, movimentamos essa engrenagem”, revela a empreendedora.

Lucimari conta que neste período do ano, muitos familiares se encontram no local, levam amigos e pessoas de outras cidades ou estado. “Quando isso acontece, temos certeza de que estamos no caminho certo. Gostamos desse espaço repleto de amigos, que trazem outros amigos, bem como familiares. Essa é nossa essência”, finaliza.

O horário de funcionamento se inicia de quarta-feira à sexta, no jantar, entre 19h às 23h. Sábado 11h às 16h e 19h às 23h. No domingo e feriados no almoço das 11h às 16h.

Serviço
Xaraés Bistrô
Instagram: @xaraesbistro
Local: Rodovia Antônio Clarismundo Scheiffer, Chapada dos Guimarães.

Da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet