Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
02:11:22
informe o texto

Notícias / Dança

02/01/2024 às 13:05

PARA ARRASAR NA PISTA

Mestre da dança, professor divulga aulas de lambadão no YouTube

Nas 15 aulas disponibilizadas, Vlademir ensina os passos-base do lambadão e lambadinha e ainda, movimentos de giro e aéreo

Alline Marques

Mestre da dança, professor divulga aulas de lambadão no YouTube

Foto: Assessoria

O lambadão é sucesso na baixada cuiabana e o estilo chama atenção não apenas pelas músicas, mas também pelas danças. E quem quer fazer bonito nas pistas já pode aproveitar as aulas ministradas pelo professor e dançarino Vlademir Reis.

O mestre dança criou videoaulas que estão disponíveis no canal oficial do Lambadeiros de Elite no YouTube, para qualquer um que tem interesse em aperfeiçoar a técnica.

Nas 15 aulas disponibilizadas, Vlademir ensina os passos-base do lambadão e lambadinha e ainda, movimentos de giro e aéreo. Segundo o professor, “esse pode ser o início de uma trajetória de sucesso”.

O lambadão surgiu ainda na década de 1980, em Poconé, de lá para cá o ritmo se popularizou, principalmente, com a versão de músicas de sucesso no ritmo típido da região. E desde 2007, o Vlademir ministra aulas de lambadão, seja para iniciantes, seja aos que querem aperfeiçoar a performance e fazer bonito na pista.

Ele explica que ambos os estilos, o lambadãoe lambadinha, têm a mesma contagem de tempo, mas o diferencial está no gingado. “O lambadão é mais rápido, tanto na pisada da base quanto no gingado, já a lambadinha, tem a mesma marcação de tempo, mas a forma de pisar é que é o diferencial. Mas para entender, precisa mesmo assistir às aulas”, provoca.

O projeto intitulado “Aprenda a dançar o lambadão em casa” foi contemplado pelo edital Viver Cultura, do governo de Mato Grosso via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), para ampliar a popularização da arte da dança que não pode faltar às festas populares da Baixada Cuiabana.

“Nem todo mundo tem acesso a aulas, afinal, são poucas as academias e professores que se dedicam ao ensino dessa dança”.

Vlademir tem como objetivo, somar aos esforços contínuos de popularização do lambadão. “Principalmente, para as gerações futuras. É divertido, faz bem à saúde e à mente e de quebra, a pessoa conhece um gênero genuinamente mato-grossense. E é interessante apostar também na circulação de mais pessoas pelas casas de show e festas. O lambadão é parte de nossa cultura”, defende Vlademir.

Ao apostar na internet e em um curso que ficará disponível para ser visualizado a qualquer tempo, o professor espera alcançar também, pessoas que têm pouco acesso a atividades culturais por estarem inseridas em municípios com escassas oportunidades de acesso a bens culturais. O conteúdo das aulas ainda pode vir a se tornar uma fonte de pesquisa para quem quer se aprofundar mais no estudo da cadeia produtiva do lambadão, bem como, do movimento cultural que nasce da periferia.

Veja uma das aulas disponibilizadas pro Vlademir



Serviço:
“Aprenda a dançar lambadão em casa”
Disponível no YouTube, nocanal Lambadeiros de Elite(Siga e aperte o sininho das notificações): @vlademirreiselite

Ficha Técnica

Professor/diretor: Vlademir Reis
Dançarinos: Adrielly Oliveira | Douglas Silva | Neia Jimenes | Lauynny Silva | Wender Júnior
Coordenadora do projeto: Gizela Pires
Produção Executiva: AMCMT
Videomaker: Sergio Henrique Dias
Produtora: RecPlay
Produção Executiva: Vendetta Produções
Assessoria de imprensa: Lidiane Barros
Design/Gráfica: Gráfica 0

Com informações da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet