Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
09:10:26
informe o texto

Notícias / Gastronomia

20/02/2024 às 14:31

ÀS TERÇAS-FEIRAS

Feira livre oferece produtos da agricultura familiar da Baixada Cuiabana

O evento começa às 17h com produtos e segue até às 21h, no Sesc Arsenal

Entretê

Feira livre oferece produtos da agricultura familiar da Baixada Cuiabana

Foto: Rita de Cássia Nascimento/Seaf-MT

Às terças-feiras, produtos da agricultura familiar da Baixada Cuiabana são colocados à venda na feira do Sesc Arsenal, na Capital. Entre os produtos oferecidos estão hortifruti, artesanato, temperos, plantas, bananas chips, cachaças artesanais, plantas medicinais, farinha de mandioca, mel, entre outros.

A feira começa às 17h com produtos de 32 agricultores familiares e segue até as 21h.

A oportunidade de fomentar as vendas de produtos da agricultura familiar é fruto de uma parceria da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (Seaf) e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer) com o Serviço Social do Comércio (Sesc-MT).

Elisa Noriko Yoshitake, que tem uma propriedade em Barão de Melgaço, é uma das expositoras. Ela oferece frutas desidratadas, sendo que parte delas, como a amora, a pitaya, banana, acerola, manga, abacaxi, laranja, limão, goiaba, são cultivadas na chácara da família.

“O foco nessa feira, de terça-feira, é oferecer produtos naturais, artesanais, sem adição de açúcar, sem lactose, sem glúten. O açúcar somente dá frutose mesmo, com exceção das variações que eu faço com chocolate 40% e 70%”, explicou.

A desidratação das frutas é uma forma de aproveitar melhor a produção. “A ideia dos meus produtos é utilizar as frutas que tenho demanda lá. Na safra das frutas, tiro as maduras, faço a higienização e congelo, e vou usando de acordo com a demanda, evitando o desperdício”, pontuou Elisa.

O secretário de Agricultura Familiar do Estado, Luluca Ribeiro, destacou que a feira é uma oportunidade, tanto para os produtores comercializarem sua produção quanto para a população consumir produtos de qualidade e fomentar a agricultura familiar.

“Tem muitas famílias da Baixada Cuiabana que vivem com a renda da agricultura familiar e precisamos fomentar esse segmento. E as feiras são uma forma de reforçar a importância da agricultura familiar para a região e para o Estado”, afirmou.

Da Secom-MT
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Janete 20/02/2024 às 00:00

    Sou artesã em crochê faço tudo que se refere em crochê como faço pra expor aí pois tenho comorbidades nas praças não consigo

 
Sitevip Internet