Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
02:25:49
informe o texto

Notícias / Variedades

23/02/2024 às 15:05

SESC ARSENAL

Feira gastronômica, cinema gratuito e música ao vivo são oferecidos na Capital

O público conta com uma programação de cultura, educação e muito mais para a família toda

Entretê

Feira gastronômica, cinema gratuito e música ao vivo são oferecidos na Capital

Foto: Divulgação

O Sesc Arsenal é a escolha perfeita para quem busca um local com diversão, lazer, educação e diversos eventos culturais gratuitos ou com preços acessíveis para trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, seus familiares e a comunidade em geral.

A unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT), localizada em Cuiabá, conta com espaço de alimentação, espaço do artesanato, galeria de artes, teatro, cinema, biblioteca, núcleo de música e artes cênicas, academia, piscina e sala de dança, além de um jardim preparado para receber as crianças e seus familiares com jogos, dinâmicas e muita brincadeira.

“As ações socioeducativas promovidas pelo Sesc-MT buscam contribuir para o bem-estar social e a qualidade de vida do povo mato-grossense, prezando por valores como ética, responsabilidade, respeito e inclusão social”, explica o diretor regional, Allan Serotini.

De terça a domingo, além dos pais trazerem seus filhos para interagir e se divertir no projeto “Lazer no Sesc”, o jardim se transforma em palco para artistas locais se apresentarem no projeto “Música ao Vivo”.

Alexandre Schmidt Freitas, de 34 anos, é morador da região e costuma frequentar o Sesc Arsenal com a esposa e as crianças. Eles, inclusive, vieram no último dia do Sesc Folia desse ano. “Foi muito bom! As crianças se soltaram totalmente, dançaram, pularam, subiram no palco. Até o Joaquim, de 9 meses, curtiu, só que no carrinho”, conta. Ele também parabenizou a ação da troca do ingresso por um litro de leite, a arrecadação foi doada ao projeto Sesc Mesa Brasil.

O ambiente é cenário de diversas histórias inesquecíveis e emocionantes na vida dos familiares que costumam frequentar a unidade, como a Gleiciane Soares, de 34 anos, que viu a filha Maria Clara andar pela primeira vez no jardim do Arsenal. Atualmente, Maria Clara tem 9 anos de idade e o irmão mais novo, João Gabriel, tem 7. “Eles adoram ir às tardes de recreação, além disso, o João gosta da biblioteca e a Maria se encanta com as exposições de arte. Todo o ambiente é bonito, agradável e prazeroso para ir com a família e amigos, enquanto as crianças brincam livremente”, considera.

A unidade também movimenta a economia e a produção local por meio de suas feiras. A “Feira do Arsenal” é realizada às terças-feiras e comercializa produtos de hortifrúti, artesanato, temperos, compotas e diversos outros itens oriundos da agricultura familiar. Já o “Bulixo”, feiracultural e gastronômica que conta com peças artesanais e pratos deliciosos típicos da nossa região, ocorre às quintas-feiras, contribuindo para a valorização do trabalho de artesãos e culinaristas regionais.

Deise Fátima Souza tem 54 anos e participa do “Bulixo” desde o início do projeto, mas sua parceria com o Sesc-MT começou muito antes. Ela já fornecia doces regionais para o espaço do artesanato e quando o projeto da feira gastronômica surgiu, Deise também começou a vender pratos típicos cuiabanos. “O Sesc-MT me ajudou muito na criação dos meus quatro filhos, pois minha renda principal veio e continua vindo do ‘Bulixo’ e do espaço do artesanato até hoje. Inclusive, divulgo meus produtos pelo Brasil todo, pois o espaço é muito frequentado por turistas. Sou muito grata por esse projeto”, relata.

Aos sábados, a unidade se torna uma ótima opção para o café da manhã em família. O “Café no Jardim” é ideal para um momento gostoso e descontraído ao ar livre, acompanhado dos deliciosos quitutes da culinária cuiabana. Durante a visitação, o público tem acesso a atividades recreativas, biblioteca e ao espaço do artesanato e pode aproveitar o projeto “Conhecendo o Artesão”, onde a cada 15 dias, um artesão exibe suas obras e conta um pouco mais sobre sua história e processo de criação.

Além disso, o Sesc Arsenal proporciona sessões de cinema gratuito para todas as idades com a “Sessão Pipoca”, encontros de idosos no “Sesc Conviver”, rodas de conversa no “Sesc Família”, competições esportivas por meio dos “Jogos Sesc” e exposições de artes e apresentações culturais ao longo do ano.

Para quem gosta de atividade física, a unidade conta com uma academia equipada, piscina e profissionais aptos para instruir e auxiliar. O projeto “Sesc Fitness” oferece hidroginástica; natação; musculação, que inclui cárdio, bike, aula de ritmos e funcional; entre outras.

O Sesc Arsenal proporciona ainda, diversos cursos por meio dos Núcleos de Música, Literatura, Artes Cênicas e Artes Visuais. De crianças a idosos, o público pode escolher entre os cursos de dança de salão, ballet, teatro, desenho e pintura, literatura, canto e coral, violão e musicalização infantil.

Acompanhe o Sesc-MT nas mídias sociais ou entre em contato pelo telefone (65) 3611-0550 para mais informações sobre academia, cursos, horários e valores de mensalidade. Aproveite efaça o seu Cartão Sescpara ter acesso a atividades gratuitas.



Sobre o Sesc-MT

O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso.

Atualmente, o Sesc-MT administra 22 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.

O Sistema S do Comércio é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet