Cuiabá, sábado, 27/04/2024
04:18:01
informe o texto

Notícias / Teatro

25/03/2024 às 17:02

ENTRADA GRATUITA

Filme ‘Marte Um’ será exibido no Cine Teatro Cuiabá nesta terça

Atrações organizadas pela Psicanaliga da UFMT começam às 18h, no foyer

Entretê

Filme ‘Marte Um’ será exibido no Cine Teatro Cuiabá nesta terça

Foto: Reprodução

“Marte Um”, filme de Gabriel Martins (Brasil. 2022. 115’) é atração nessa terça-feira (26 de março), às 19h, com entrada gratuita, no Cine Teatro Cuiabá. Antes do filme, a partir das 18h, acontece performance de sonoplastia imersiva produzida por Lívia Freire no foyer do Cine Teatro Cuiabá. A exibição de “Marte Um” será precedida pela projeção do curta “Esquecimento” (MT. 2023. 5’), de Uri Bezerra. Classificação indicativa 16 anos.

As atividades configuram a "Sessão Pipocanálise", iniciativa da Liga Acadêmica de Psicanálise UFMT (Psicanaliga). A Liga tem como principal objetivo a difusão de conhecimentos e teorias psicanalíticas tanto no meio acadêmico quanto para o público geral. Estão à frente das atividades que integram a noite de 26 de março no Cine Teatro

Cuiabá Henrique de Oliveira Lee, Maria Clara Lima Derkoski, Matheus Alexandre
Chagas, Ryan Carlos Silva Fraga, Victoria Ikuraha Arteiro & Yves de Oliveira Pardin.

Sobre “Marte Um”

"Marte Um" foi distinguido pela Abraccine - Associação Brasileira de Críticos de Cinema - como o melhor longa brasileiro de 2022. Foi consagrado como o grande vencedor do 23º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, em 2023, faturando oito troféus.

Também obteve premiações no Festival de Gramado. Nos Estados Unidos destacou-secom premiações em vários festivais realizados em Atlanta, Nashville, Filadélfia e San Francisco. Também foi exibido no Festival de Sundance, nos EUA, onde encantou a crítica americana.

A obra tem direção do mineiro Gabriel Martins que acumula experiências como roteirista, diretor de fotografia e montador, além de diretor. Trabalhou em mais de 20 filmes exibidos em festivais de cinema ao redor do mundo. No elenco estão Cícero Lucas, Camila Damião, Rejane Faria e Carlos Francisco, além de mais onze artistas que interpretam papéis secundários. O roteiro, também assinado por Gabriel Martins, valoriza todos os personagens e a equipe de atores e atrizes vale-se disso com atuações cirúrgicas.

O filme retrata a realidade de uma família que vive no município de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. Durante o cenário político de eleição de um presidente de extrema-direita, a família, negra e de classe média baixa, sente a tensão de sua nova realidade. Tércia, a mãe, reinterpreta seu mundo depois que um encontro inesperado a deixa se perguntando se ela é amaldiçoada. Seu marido, Wellington, coloca todas as suas esperanças na carreira de seu filho Deivinho, enquanto ele aspira estudar astrofísica e colonizar Marte. Enquanto isso, a filha mais velha, Eunice, apaixona-se por uma jovem de espírito livre e questiona se é hora de sair de casa.

Outros destaques da noite de 26 de março

Antes da exibição de “Marte Um”, a partir das 18h, no foyer do Cine Teatro e também com entrada gratuita, acontece uma performance de sonoplastia imersiva desenvolvida por Lívia Freire, graduada pela MT Escola de Teatro. “Marte Um” será precedido pela exibição de “Esquecimento” (MT. 2023. 5’), primeiro curta dirigido por Uri Bezerra, que tem 20 anos e é estudante do curso de Cinema e Audiovisual na UFMT.

O filme já circulou por mostras e festivais (incluindo a MAUAL) e recebeu o prêmio de Melhor Filme Infantojuvenil no Festival Audiovisual Latino-americano de São Francisco do Sul (SC), mais conhecido como Fala São Chico. “Esquecimento” mostra instantes do convívio entre o jovem cineasta e o irmão, o pequeno Miguel.O curta produz aberturas para partilha de afetos na relação entre irmãos de gerações distintas.

Serviço
Exibição do longa “Marte Um”, de Gabriel Martins, antecedida por performance de sonoplastia imersiva de Lívia Freire e projeção do curta “Esquecimento”, de Uri Bezerra.
Quando: Terça-feira, 26 de março, a partir das 18h (exibição dos filmes começa às 19h).
Onde: Cine Teatro Cuiabá.
Quanto: Entrada gratuita.
Classificação indicativa: 16 anos.
Mais infos: 65 2129-3848 (Cine Teatro Cuiabá)
@psicanaligaufmt

Da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet