Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
16:21:30
informe o texto

Notícias / Variedades

04/04/2024 às 15:05

NO MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL

Capital recebe oficinas, encontro índigena, aulas de yoga e muito mais

A programação conta com eventos que valorizam a cultura cuiabana e a memória dos povos indígenas

Entretê

Capital recebe oficinas, encontro índigena, aulas de yoga e muito mais

Fachada do Museu de História Natural

Foto: Thiago Zina

O Museu de História Natural de Mato Grosso traz neste mês uma programação com eventos que celebram importantes datas para a população: o aniversário de Cuiabá (8 de abril) e o Dia dos Povos Indígenas (19 de abril). Além das atividades e oficinas gratuitas, o espaço cultural ainda realizará a 11ª edição do Encontro Indígena, nos dias 17 a 19 de abril.

Para comemorar os 305 anos da Capital de Mato Grosso, o Museu oferecerá atividades como contação de histórias sobre mitos cuiabanos e oficinas de pintura e desenho, nos dias 7, 13, 20 e 27 de abril. Também será aberta a exposição temporária ‘Urban Sketchers Cuiabá: Celebrando os 305 Anos da Cidade’, que apresenta desenhos e ilustrações de prédios e patrimônios históricos de Cuiabá. A mostra ficará aberta ao público entre os dias 7 de abril e 5 de maio.

O 11° Encontro Indígena, que reúne povos originários de todo Estado no Museu de História Natural, será realizado dos dias 17 a 19 de abril. O tema do evento será ‘Memória Viva: Difusão de Saberes e Tradições’, com rodas de conversa, oficinas de pintura corporal, vivências e outras atividades. A programação ainda será divulgada pela organização. Escolas e grupos interessados em participar podem fazer o agendamento diretamente com a equipe do Museu.

As inscrições são feitas vialinkdisponibilizado na biografia do Instagram do Museu (@museuhistorianaturalmt), e as vagas são abertas às 17h das quartas-feiras que antecedem às atividades. As oficinas ocorrem aos finais de semana, pela manhã, na área verde do Museu.

Programação de eventos do mês de abril

6 de abril – Projeto Eu sou da Paz– com Silvana Nistal e Beatriz Berruska
Projeto da Sahaja Yoga, que oferecerá uma experiência com contação de histórias, relaxamento e exploração criativa com argila. Uma oportunidade para expressão, autodescoberta e bem-estar.
Horário: 9h às 11h

7 de abril - Contos atarracados da Baixada Cuiabana– com Danilo Barreto
Esta atividade, que celebra os 305 anos de Cuiabá, destaca a cultura local, por meio de mitos mato-grossenses que se entrelaçam com as vivências ribeirinhas. Além de conhecer contos da baixada cuiabana, os participantes também vão poder criar personagens por meio de atividades lúdicas e contação coletiva de histórias.
Horário: 9h às 11h

7 de abril - Urban Sketchers Cuiabá: Comemorando os 305 anos da Cidade– com curadoria de Isabel Araujo
Exposição temporária ‘Urban Sketchers Cuiabá: Celebrando os 305 Anos da Cidade’, que apresenta diferentes perspectivas dos patrimônios da cidade, ilustrados pelo coletivo Urban Sketchers Cuiabá. A exposição estará aberta gratuitamente ao público até 5 de maio de 2024.
Dia da inauguração: 07 de abril (domingo)
Horário: 14h às 15h
Sala de Exposição Temporária do Museu de História Natural de MT

13 de abril - Reutilização Criativa– com Cecilia Lozano
Na oficina, a doutora em Ecologia Cecilia Lozano apresenta noções de reutilização, e os participantes participam de uma atividade de criação de um quadro artístico usando sementes, folhas, areia, entre outros.
Horário: 9h às 11h

13, 20 e 27 de abril - Oficinas do Coletivo Urban Sketchers Cuiabá– Com Isabel Araujo, Camila Pereira e José Maria Andrade
Serão três oficinas, alinhadas com a exposição temporária do Museu, que celebra os 305 anos de Cuiabá. As atividades incluem técnicas de aquarela para sketcher em ambientes abertos, sketches em giz pastel oleoso e aplicação de hachuras nos sketches.
Horário: 15h às 17h

17, 18 e 19 de abril - 11° Encontro Indígena
O tema é ‘Memória Viva: Difusão de Saberes e Tradições’, com rodas de conversa, oficinas de pintura corporal, narrativas indígenas e outras atividades. A programação completa ainda será divulgada.
Horário: 8h às 18h
Escolas e grupos interessados em participar podem fazer o agendamento pelos telefones (65) 3634-4858 e (65) 99686-7701.

20 de abril - Danças Circulares– com Danni Mello
As danças circulares têm como objetivo elevar a qualidade de vida das pessoas. Durante a oficina, os participantes serão orientados a dançar juntos, em círculos, internalizando os movimentos.
Horário: 9h às 11h

27 de abril - Hatha Yoga e Sahaja Yoga– com Amanda Cristie e Silvana Nistal
Neste dia, ocorre a tradicional aula gratuita de Hatha Yoga. Em seguida, haverá oficina de Sahaja Yoga, uma meditação de relaxamento e despertar da energia interior que leva ao bem-estar.
Horário: 8h às 11h

Serviço
O Museu de História Natural de Mato Grosso é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), que funciona em gestão compartilhada com o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss).
Endereço: Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá/MT.
Funcionamento: Quarta a domingo, das 8h às 18h.
Entrada para visitar exposições de longa duração: R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia). Entrada gratuita aos domingos e feriados. Área verde, parquinho, café e atrações: gratuito.

Inscrições para oficinasAQUI

Da Secel-MT
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet