Cuiabá, sábado, 27/04/2024
17:53:16
informe o texto

Notícias / Geral

15/06/2021 às 09:00

Mais de 10 mil pessoas estão com a segunda dose da Coronavac atrasada em MT

CIB aponta possível falha estratégica dos municípios durante a operacionalização da vacinação

Eduarda Fernandes

Mais de 10 mil pessoas estão com a segunda dose da Coronavac atrasada em MT

Foto: Christiano Antonucci / Secom-MT

Em Mato Grosso, ao menos 10.244 pessoas estão com a aplicação da segunda dose da CoronaVac atrasada há quase duas semanas. Ocorre que no dia 2 deste mês, a Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT) aprovou resolução que solicita ao Ministério da Saúde 10.244 doses desse imunizante.

O quantitativo foi apurado com base em levantamentos feitos por seis municípios: São eles: Apiacás (120 doses), Campo Verde (258), Cuiabá (3.216), Luciara (8), Rondonópolis (6.520) e Tesouro (122).

Até o momento, o Estado não recebeu nova remessa da CoronaVac. 
Em Cuiabá, por exemplo, no final de maio o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) admitiu que pessoas haviam ficado sem a segunda dose do imunizante por uma falha no levantamento.

O déficit na capital começou a ser notado em 17 de maio, quando a prefeitura anunciou a suspensão da aplicação da CoronaVac por falta de doses. Na ocasião, o município apontou que 2,5 mil pessoas do interior de Mato Grosso teriam se vacinado irregularmente, provocando a situação.

A CIB então atendeu ao pedido de socorro da capital e enviou 4,3 mil doses, provenientes da reserva técnica, no dia 20. Contudo, no dia 24, a vacinação foi mais uma vez interrompida pela mesma justificativa: falta de doses.

Em entrevista à imprensa, concedida no último dia 27, Emanuel reconheceu o erro. Disse que houve uma falha no levantamento de quantas pessoas precisariam da segunda dose enviada da reserva técnica do estado. Na ocasião, ele informou que aproximadamente 200 pessoas haviam ficado sem a segunda dose do imunizante.

Contudo, de acordo com a resolução da CIB-MT, o quantitativo é maior. Das 3.216 doses requisitadas por Cuiabá, 2.435 são para pessoas de 60 anos ou mais, 452 para trabalhadores da saúde, 56 para profissionais das forças de segurança e salvamento e forças armadas e 273 para pessoas com comorbidade. 

Considerando que o pedido foi feito há quase duas semanas, mais pessoas podem estar à espera da segunda dose da CoronaVac.

A Resolução n° 58 (confira aqui) apontava que uma das razões que levaram ao déficit de doses da CoronaVac foi a recomendação do Governo Federal quanto ao uso das remessas enviadas, mas também uma possível falha estratégica dos municípios durante a operacionalização da vacinação, com a utilização de segundas doses como primeiras doses.

Emanuel, em outras ocasiões, fez questão de frisar que não seguiu a recomendação do Ministério da Saúde e sempre guardou o estoque necessário para garantir a aplicação da segunda dose. 

Nesta segunda-feira (14), a prefeitura anunciou que aguarda a chegada de novas doses para imunizar o público que aguarda a aplicação, porém, não informou quantas pessoas estão sem a segunda dose.

Produção


O Instituto Butantan entregou nessa segunda (14) ao Ministério da Saúde um lote de 1 milhão de doses da vacina CoronaVac. Essa remessa é parte dos 5 milhões de doses previstos para serem liberados ao longo do mês de junho para o Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Desse total, já houve a liberação de 1,8 milhão de vacinas desde sexta-feira (11), quando foram entregues 800 mil doses. As doses disponibilizadas hoje contemplam o segundo contrato firmado com o Ministério da Saúde, de 54 milhões de vacinas. O primeiro, de 46 milhões, foi cumprido no dia 12 de maio. 

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet