Cuiabá, quinta-feira, 09/05/2024
05:17:58
informe o texto

Notícias / Geral

25/06/2021 às 09:12

Secretário crê em vacinação da Educação até o fim de junho e reafirma retorno em agosto

De acordo com Alan Porto, a Seduc está acompanhando a finalização da campanha de vacinação dos profissionais da educação e, com isso, previsão de retorno em agosto deve se cumprir

Camilla Zeni

Secretário crê em vacinação da Educação até o fim de junho e reafirma retorno em agosto

Foto: Michel Alvim/Secom

O secretário de Estado de Educação (Seduc) Alan Porto está otimista em relação à vacinação dos profissionais da Educação. A campanha para esse público teve início no final de maio, depois que a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) autorizou, em 19 de maio, a reserva de 10% das doses de vacinas contra a covid-19 para esse novo grupo prioritário. 

De acordo com Alan Porto, a Seduc oficiou todos os municípios para acompanhar o percentual de vacinação dos profissionais, e, apesar de nem todos já terem respondido, já há informação de diversos municípios que terminaram a aplicação da primeira dose para o público. 

“Estamos aguardando as respostas ainda, mas já tem informação que a gente acompanha, né? São vários municípios que já iniciaram a vacinação e muitos deles já finalizaram essa vacinação, então a gente acredita que até o final desse mês todos os profissionais da educação já tenham recebido a primeira dose da vacina”, avaliou, em entrevista ao Leiagora. 

Considerando o ritmo atual de vacinação, segundo Alan Porto, a Seduc não vê problemas para que seja cumprido o cronograma de retorno das crianças às salas de aula no mês de agosto. Na rede estadual de ensino, vai ser a primeira vez que os alunos voltam para as escolas de modo presencial desde o início da pandemia, em março de 2020. 

“A gente está falando no final de junho e temos julho ainda, né? Estamos fazendo várias reuniões com a nossa equipe, e temos o Projeto Era, que é da Saúde e Segurança, que está percorrendo todos os polos de Mato Grosso, orientando os profissionais da educação a como cumprir os protocolos de biossegurança e o plano de contingência, que foi assinado em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde. Então, são várias ações que estão acontecendo ao mesmo tempo, para que em agosto nós tenhamos um retorno com segurança”, completou. 

Questionado em relação à falta dos profissionais da educação para a vacinação, divulgada pela Prefeitura de Cuiabá, o gestor disse acreditar que foram apenas falhas de logística e organização para o agendamento e deslocamento para a vacinação. Segundo o município, teriam sido mais de 1,5 mil profissionais que deixaram de se vacinar entre os dias 4 e 12 de junho. 

“A vacina não é obrigatória, mas as aulas já estão com previsão a partir de agosto para a gente iniciar na modalidade híbrida, de até 50% da ocupação da sala. E as vacinas estão aí. Eu acredito, sim, que todos os profissionais da educação, técnico, apoio, vão, sim, efetivar essas vacinações. Esse é o nosso planejamento”, finalizou. 

Atualmente, em Cuiabá, dos 17 mil profissionais da educação que estavam previstos para a vacinação, mais de 15 mil já receberam a primeira dose.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet