Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
22:29:35
informe o texto

Notícias / Judiciário

02/07/2021 às 10:30

Justiça diz que pensamento de deputado é arcaico, mas mantém obrigação de vereadora apagar post

Decisão diz que, apesar da opinião do deputado ser contrária à orientação da Organização Mundial de Saúde, há diferença entre desinformação e crime de homofobia

Camilla Zeni

Justiça diz que pensamento de deputado é arcaico, mas mantém obrigação de vereadora apagar post

Foto: Camilla Zeni/Leiagora

A juíza Lúcia Peruffo, da Turma Recursal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, decidiu manter a obrigação à vereadora de Cuiabá Edna Sampaio (PT) de excluir a publicação feita nas redes sociais na qual acusa o deputado estadual Gilberto Cattani (PSL) de ser homofóbico. 

Em sua decisão, a magistrada ressaltou que, apesar do pensamento do deputado estadual ser arcaico, a decisão judicial não teve falhas em sua fundamentação, e ressaltou que o parlamentar não foi condenado por crime de homofobia, de tal forma que não pode ser apontado como homofóbico.

A colocação sobre o deputado foi feita pela vereadora depois que ele publicou em seu instagram a seguinte frase: “Ser homofóbico é uma escolha. Ser gay também”. 

Saiba mais - Justiça dá 48 horas para vereadora apagar post em que acusa deputado de ser homofóbico

“Apesar de se tratar de uma concepção que não encontra respaldo nas normativas da Organização Mundial de Saúde, bem como refletir pensamento arcaico e ultrapassado que prega a homoafetividade como uma ‘opção’ e não como ‘orientação’, é fato que há uma diferença entre desinformação e crime de homofobia e me parece ter sido exatamente esse o entendimento fixado pelo juízo Impetrado que, por guardar a devida motivação, não implica em teratologia”, diz trecho da decisão.

O recurso foi movido pela vereadora depois que o juiz Cássio Leite de Barros Neto, do Juizado Especial Cível e Criminal de Nova Mutum (260 km de Cuiabá), determinou que Edna fizesse a remoção imediata de todas as publicações que acusam o deputado de ser homofóbico. 

Na primeira decisão, o juiz tinha apontado que apesar de vereadora, Edna não tem imunidade parlamentar para manifestações que possam ser carregadas de excessos. Isso porque, segundo ele, o deputado “apenas manifestou seu pensamento sobre cada um poder escolher ser o que é. Diferentemente seria se tivesse afirmado ser homofóbico, o que não parece ser o caso”. 

“Por outro lado, a parte requerida transpôs os limites de imunidade que lhe é conferida, já que increpa ao autor ilícito penal sem que ao menos tenha ele sido denunciado (não há essa informação no vídeo) ou lhe recaia qualquer condenação quanto ao crime que lhe é atribuído”, avaliou o magistrado. 

Ele atendeu um pedido de Gilberto Cattani, que alegou ser vítima de calúnia e difamação, e pediu a retirada do conteúdo de forma urgente, bem como o pagamento de R4 39,6 mil a título de indenização por danos morais.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet