Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
18:00:06
informe o texto

Notícias / Geral

16/07/2021 às 11:20

Secretaria de Saúde ainda não sabe se variante colombiana infectou mato-grossenses

Até o momento, a única confirmação de contaminado foi de um membro da comissão da seleção colombiana

Da Redação - Luzia Araújo / Reportagem local - Kamila Arruda

Secretaria de Saúde ainda não sabe se variante colombiana infectou mato-grossenses

Foto: Christiano Antonucci | Secom-MT

Após quatro dias da confirmação de uma nova variante do coronavírus B.1.216  em Cuiabá, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) ainda não sabe se o vírus infectou algum mato-grossense. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, uma investigação está sendo feita para confirmar se houve ou não a infecção de alguma pessoa do Estado.

Até o momento, a única confirmação de contaminado foi de um membro da comissão da seleção colombiana, segundo o secretário. “Toda a notificação de uma suspeita de uma nova cepa é obrigatória, existe legislação para isto. A partir daí se começa a fazer a investigação, passando a rastrear os possíveis contactantes com este caso. É o que está acontecendo no caso desta variante”.

Gilberto completou dizendo que a cepa colombiana não é uma das variantes mais graves e que ela é mais uma que está circulando no país. 

“Já existem mais de mil variantes identificadas no mundo. Então, esta é mais uma. Não vai ser a última. Não existe nenhuma comprovação de que está se alastrando, que ela seja neste momento a mais letal que as demais, porém toda notificação é importante de ser observada”. 

Entenda o caso

Integrantes das seleções da Colômbia e Equador, que jogaram em Cuiabá pela Copa América, em junho, carregavam a variante B.1.216 da covid-19, até então inédita em território brasileiro. 

Os dois integrantes foram isolados e monitorados pela equipe médica das delegações. Os pacientes se mantiveram isolados em quartos individuais do hotel e, durante toda a permanência em Cuiabá, ficaram assintomáticos. Após a quarentena, os mesmos receberam atestados que os liberaram para retorno ao país de origem.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet