Cuiabá, sábado, 25/05/2024
16:22:55
informe o texto

Notícias / Geral

03/08/2021 às 12:10

Cuiabá conta com 144 novos ônibus com baixa emissão de poluentes

As novas unidades possuem câmeras de segurança, sistema de bilhetagem, elevadores para Pessoas com Deficiência - PCDs e Wi-fi

Leiagora

Cuiabá conta com 144 novos ônibus com baixa emissão de poluentes

Foto: Assessoria

A partir desta quarta-feira (4), a população cuiabana terá nas ruas 144 novos ônibus que irão mudar a mobilidade urbana da Capital. Isso porque, é a primeira vez que 60% da frota do transporte público tem ar-condicionado. Os novos veículos possuem: câmeras (4 em cada coletivo), sistema de bilhetagem, elevadores para Pessoas com Deficiência - PCDs e Wi-fi.   

"Até o final do meu mandato, Cuiabá será a única capital do país com 100% da frota renovada com elevadores para PCDs, wi-fi e ar-condicionado, um caminho sem volta. Terá portas para os dois lados para atender o modal que será implantado na Capital. Se for o VLT, a  porta para o lado direito e se for BRT usará o lado esquerdo.  Estou entregando o BRT para Cuiabá, esses 144 ônibus já representa o BRT. E peço ao Estado que nos ajude a trazer a modernidade, o que existe de melhor no desenvolvimento sustentável, no caso, o VLT.  Hoje, a história da mobilidade irá mudar", disse o prefeito. 

Emanuel continua afirmando que "começamos com o corredor exclusivo para ônibus, e passamos para o ligeirinho, fomos para estações sustentáveis (Alencastro, Bispo e Ipiranga), estamos trocando todos os abrigos de ônibus seguindo um padrão. Estamos saindo de 18% para 60% da frota com ar-condicionado. E, ano que vem, a frota com ar-condicionado irá para 75%. Com esses 144  ônibus estamos diminuindo a idade média da frota".
 
Pinheiro aproveitou para parabenizar o ex-secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, que recebeu a missão de modernizar o transporte público, junto com a pasta da Semob. "Liderando toda equipe para que esse sonho realizasse, com lealdade e muita luta, Antenor conseguiu tirar esse sonho do papel e receber o reconhecimento da gestão por esse momento histórico". 

O secretário de Mobilidade Urbana, Juarez Samaniego, cita que a chegada dos novos veículos representa compromisso e respeito com a população. "Representa o trabalho de uma administração séria e competente, a gestão Emanuel Pinheiro é humanização, e leva qualidade de vida aos mais carentes. Isso vai dar tranquilidade, conforto e segurança aos usuários do transporte público. A orientação do prefeito é para que não haja aumento, os empresários irão pedir compensação tarifária e a prefeitura vem bancando parte do subsídio em virtude da pandemia e eu acredito que os auatro empresários sejam coerentes neste momento, não peçam aumento e permaneça a R$4.10. Eu me sinto orgulhoso de pegar esse trabalho já começado pelo amigo Antenor. Muitas coisas virão na mobilidade urbana da nossa Capital", destacou. 
 
A concorrência pública foi dividida em quatro lotes, vencidos pelas empresas: Integração Transporte LTDA; Caribus Transportes e Serviços LTDA; Rápido Cuiabá Transporte Urbano LTDA e Viação Paraense LTDA. Os ônibus devem ser compostos com wi-fi, quatro câmeras de segurança, plataformas elevatórias para cadeirantes e ar-condicionado. Uma das obrigações das concessionárias é a de reduzir a idade média dos ônibus para, no máximo, 5 anos.
 
Os coletivos  são projetados para que a operação seja possível nas vias ou corredores exclusivos, contando com quatro portas, sendo duas no nível da rua ou avenida e duas no nível do corredor, além de elevador e rampa de acesso, tornando os veículos 100% acessíveis.

As 144 novas unidades foram produzidas nas fábricas da Caio e da Marcopolo, instaladas nas cidades de Botucatu (SP) e de Caxias do Sul (RS). Além disso, a implantação da “Frota Limpa” no sistema também está entre as obrigações das vencedoras da licitação. A iniciativa estabelece que, em um prazo máximo de seis meses após o início de operação, as concessionárias vencedoras devem colocar em operação quatro ônibus (elétricos e híbridos), zero quilômetros, do tipo “Padron”, com baixa emissão de poluentes locais e de CO2.

 
Assessoria

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet