Cuiabá, domingo, 05/05/2024
10:54:32
informe o texto

Notícias / Geral

19/08/2021 às 08:00

Governo anuncia atraso do lançamento de edital do BRT pela segunda vez

Mauro diz que a pandemia interferiu diretamente para o retardamento da finalização do projeto

Angélica Callejas

Governo anuncia atraso do lançamento de edital do BRT pela segunda vez

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Apesar da promessa de lançar o edital no final de junho deste ano, o governador Mauro Mendes (DEM) revelou que segue no aguardo da autorização da Caixa Econômica Federal para utilizar o recurso do VLT na implantação do ônibus de trânsito rápido (da sigla BRT, em inglês).

Além desse fator, Mauro afirma que a pandemia tem afetado muito a celeridade do projeto. “Infelizmente, esses tempos de pandemia têm atrapalhado muito, porque não foram poucas as vezes que o trabalho foi interrompido na Sinfra, ou até em outras empresas por conta de setores inteiros que eram contaminados, criando muitas interrupções”, disse 
em coletiva nessa quarta-feira (18).

No dia 7 de maio deste ano, o engenheiro de transportes da Secretaria de Estado de Insfraestrutura (Sinfra), Rafael Detoni, após uma reunião com o governador, confirmou a divulgação do edital para o final de junho, com ou sem a liberação do saldo pela Caixa.

A Caixa tem retido um saldo de R$ 193,4 milhões, que seria repassado ao Estado de Mato Grosso para a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Entretanto, após a troca de modal para o BRT, agora é preciso aguardar pela autorização de transposição de objeto pela instituição, para que o valor possa ser acessado pelo Governo. “Nós estamos nos trâmites, que devem demorar mais semanas ou meses”, afirmou Mauro.

Questionado sobre a opção de utilizar recursos próprios para iniciar a obra, Mauro reitera que dinheiro não é problema, mas que o procedimento correto requer que ele espere por uma decisão da instituição financeira. “É um financiamento que foi captado lá atrás para fazer e não fizeram, e isso pode ensejar consequências. Então para evitar isso, nós estamos diligentemente seguindo passos para evitar que isso aconteça”, finalizou.

 
Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real
 
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet