Cuiabá, domingo, 05/05/2024
23:22:24
informe o texto

Notícias / Judiciário

20/10/2021 às 09:30

Primeira-dama era quem determinava contratações irregulares na Saúde

Depoimento da ex-secretária de Saúde aponta que Márcia Pinheiro escolhia servidores sem qualificação e valores dos Prêmios Saúde

Débora Siqueira

Primeira-dama era quem determinava contratações irregulares na Saúde

Foto: Reprodução

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, foi quem escolheu o nome do investigado Ricardo Aparecido Ribeiro, para assumir a Coordenação de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Saúde. Ele havia sido gestor de RH da Assembleia Legislativa. A informação consta no depoimento da ex-secretária municipal de Saúde, Elizeth Lúcia de Araújo.  
 
Ela disse ainda que Ricardo Aparecido despachava diretamente com a primeira-dama e com a secretária adjunta de Adjunta de Governo e Assuntos Estratégicos, Ivone de Souza, que também foi alvo da Operação Capistrum, que resultou no afastamento do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).
 
A ingerência era tamanha que o contrato chegava para a ex-secretária assinar tempos depois que os contratados haviam começado a trabalhar e estavam na folha de pagamento. Grande parte das pessoas contratadas não tinha qualificação técnica para o cargo e tratava de indicações políticas feitas pelo Gabinete do Prefeito, por vereadores, além de muitos pedidos serem realizados pela primeira-dama Márcia Pinheiro, por intermédio da investigada Ivone de Souza.
 
Pagamentos por bilhetinhos

Elizeth Lúcia também trouxe à tona a existência da irregularidade referente ao pagamento do “Prêmio Saúde”, que era efetuado sem parametrização alguma quanto ao valor e aos cargos que deveriam fazer jus ao referido benefício, cujos valores – que variavam entre R$ 70 e mais e R$ 5 mil.
 
Conforme a ex-secretária, os valores eram determinados livremente pelo prefeito de Cuiabá e pela primeira-dama, que mandavam, por intermédio de Ivone de Souza, bilhetinhos definindo o valor que o indicado tinha que receber de “Prêmio Saúde”.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet