Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
11:29:08
informe o texto

Notícias / Judiciário

26/10/2021 às 18:46

União está impedida de colocar MT na lista do Cadastro dos Inadimplentes

Mesmo sem devolver valor de convênio, União não poderá impedir transferências para Mato Grosso a fim da quitação da dívida

Débora Siqueira

União está impedida de colocar MT na lista do Cadastro dos Inadimplentes

Foto: Haillyn Heiviny/Secom-MT

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, atendeu ao pedido da Procuradoria Geral do Estado (PGE) de Mato Grosso para impedir que a União coloque o Estado Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin), bem como inscrição em dívida ativa. A decisão é dessa segunda-feira (25).
 
A União moveu ação contra o Estado por ter rejeitado a prestação de contas de um convênio federal e determinou a devolução do dinheiro. No ofício datado de 1º de abril de 2019, o Estado foi notificado para proceder ao pagamento de R$ 280.620,44.
 
Na época, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Turismo celebrou o Convênio 724.456/2009 com o Ministério do Turismo, sob o nome “Fortalecimento Institucional para a Gestão Estadual do Turismo no Âmbito do Prodetur Nacional de Mato Grosso”, contudo, a prestação do contrato não foi aceita em relação ao objeto (execução física) e também à aplicação financeira do contrato, determinando o recolhimento do valor integral ao erário federal.
 
A PGE alegou que na Ação Ordinária não pretende discutir a dívida nesta ação, mas tão só declarar ilegítima a inclusão de seu nome nos referidos cadastros até que seja ultimada a tomada de contas especial no Tribunal de Contas da União.
 
Com a decisão do ministro, a União não poderá impedir a realização de transferências voluntárias de recursos a Estado de Mato Grosso, captação de financiamentos em instituições oficiais ou a obtenção de avais condicionadas ao pagamento dos valores do convênio discutida nos autos.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet