Cuiabá, quinta-feira, 16/05/2024
20:34:23
informe o texto

Notícias / Política

26/10/2021 às 19:00

Diego aponta influência de contratações irregulares na reeleição de Emanuel

Vereador pediu que a Justiça Eleitoral se manifeste quanto ao tema

Kamila Arruda

Diego aponta influência de contratações irregulares na reeleição de Emanuel

Foto: Câmara de Cuiabá

O vereador de oposição, Diego Guimarães (Cidadania), usou a tribuna da Câmara de Cuiabá durante a sessão ordinária desta terça-feira (26) para questionar o resultados das eleições de 2020, quando Emanuel Pinheiro (MDB) foi reeleito prefeito ds capital.

Para ele, as contratações irregulares, que vireram à tona na semana passada por meio da Operação Capistrum, interferiram diretamente no resultado do pleito.

“Não tenho dúvidas que o resultado da eleição de 2020 foi maculado, houve fraude, abuso de poder político, abuso da máquina pública, abuso do número de contratados ilegalmente”, declarou o parlamentar.

Diante disso, ele pediu que a Justiça Eleitoral se manifeste quanto ao tema. “Então conclamo o Ministério Público e a Justiça Eleitoral, para que abra os olhos, para que se manifeste. Para que as medidas judicias sejam tomadas, que as ações que estejam em curso tenham um breve resultado e que as provas sejam emprestadas para a justiça eleitoral para que nós tenhamos um resultado justo, e não paire dúvidas sobre o resultado do pleito do ano passado, que ao meu ver, apenas chegou a vitória graças a esses artifícios”, completou.

A Operação Capistrum afastou Emanuel em decorrência de contratações ilegais no âmbito da Secretaria de Saúde. Conforme delação firmada pelo ex-secretário de Saúde Huark Douglas junto ao Ministério Público Estadual, o emedebista utilizou 259 contratos no ano de 2018 como forma de barganha a fim de atrair apoio político.

Para Diego, essa prática influenciou na eleição de 2018, e também no pleito do ano passado, tendo em vista que a prática continuou sendo adotada pelo prefeito a frente do Poder Executivo.

“Alguns pontos precisam ser elucidados ainda com relação à operação que levou ao afastamento do prefeito Emanuel Pinheiro, e principalmente as consequências dessas contratações indevidas no processo eleitoral de 2020. Influência que, certamente, essas contratações ilegais de servidor público, que deveriam ser providos por concurso público ou processe seletivo, tiveram em 2020”, disse o vereador citando, inclusive, que a prática ajudou na eleição do deputado federal Emanuelzinho Pinheiro (OTB), filho do prefeito.

“A prática não parou e se intensificou próximo dos períodos eleitorais. Isso aconteceu em 2018 para a eleição do senhor Emanuelzinho, e em 2020 para tratar da reeleição do prefeito. Esse canhão eleitoral que o prefeito citou foi colocado em prática”, finalizou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet