Cuiabá, domingo, 05/05/2024
00:14:17
informe o texto

Notícias / Política

26/10/2021 às 17:10

Cansados de calotes, deputados mudam regras para pagamento de emendas impositivas

A matéria foi aprovada em regime de urgência e garantiu com o apoio de todos as parlamentares

Kamila Arruda

Cansados de calotes, deputados mudam regras para pagamento de emendas impositivas

Foto: AL-MT

A fim de garantir o pagamento das emendas impositivas em sua integralidade a partir do ano que vem, os deputados estaduais aprovaram Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que promove alterações na forma de apresentação e liberação das mesmas. 

A matéria foi aprovada em regime de urgência e garantiu com o apoio de todos as parlamentares. Para tanto, foram realizadas duas sessões ordinárias nesta terça-feira (26).

O projeto foi apresentado na semana passada por lideranças partidárias. A principal motivação é o fato de o Governo do Estado não ter pago e nem empenhado mais de 50% das emendas impositivas apresentadas pelos parlamentares no orçamento deste ano. 

Atualmente, os deputados estaduais devem destinar percentuais específicos para cada área, sendo 25% à Educação, 12% à Saúde, 6,5% a Esporte e 6,5% à Cultura. Os 50% restantes podem ser apresentadas livremente por cada deputado.

Na prática, a PEC tira essa vinculação às áreas, e ainda garante que a emenda seja destinada diretamente ao município. Além da questão dos percentuais, a PEC ainda vem no sentido de garantir que as emendas impositivas não fiquem emperradas nas secretarias e cheguem a sua destinação final.

Para tanto, ela prevê que as sugestões apresentadas pelos parlamentares sejam destinadas diretamente aos municípios, sem serem alocadas primeiramente nas secretarias. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet