Cuiabá, quinta-feira, 30/05/2024
04:38:04
informe o texto

Notícias / Polícia

05/11/2021 às 12:42

Operação apreende máquinas e aplica R$ 5,1 milhões em multas em 4 municípios

Fiscais também recuperaram 11,5 metros cúbicos de madeira serrada da espécie castanheira

Leiagora

A Operação Amazônia, realizada em quatro municípios das regiões norte e noroeste de Mato Grosso, aplicou multas que totalizam R$ 5,1 milhões. O balanço foi divulgado nesta sexta-feira (5).

Segundo 
a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), os fiscais também recuperaram 11,5 metros cúbicos de madeira serrada da espécie castanheira, cuja extração é proibida.

O valor veio de uma autuação de cinco propriedades que realizaram desmatamento ilegal, em área de reserva legal ou de preservação permanente nos municípios de Rondolândia, Alta Floresta, Apiacás e Nova Bandeirantes.

Foram apreendidos: seis tratores, oito motosserras, um caminhão, uma caminhonete, um grupo gerador e uma serra. Foram embargados 1.506,73 hectares do Bioma Amazônia, em áreas em que foi constatado o desmatamento ilegal.

A operação durou 10 dias, entre 19 e 29 de outubro, e utilizou o satélite de alta precisão Planet para identificar as alterações da vegetação no estado. O sistema de monitoramento apontou 68 alertas de desmatamento, que possibilitaram a identificação e a fiscalização in loco da área.

O serviço permite o monitoramento ambiental preventivo, com detecção em tempo real e imagens de alta resolução espacial, que geram alertas semanais de desmatamento

A ação foi organizada pela Coordenadoria de Fiscalização Flora da Sema com apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE). 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet