Cuiabá, terça-feira, 07/05/2024
16:55:37
informe o texto

Notícias / Geral

01/12/2021 às 13:15

Passageira que veio África do Sul descumpre isolamento para passear no shopping

Ela foi notificada para ficar em quarentena por 14 dias, mas saiu com os filhos um dia depois de chegar em Várzea Grande

Denise Soares

Passageira que veio África do Sul descumpre isolamento para passear no shopping

Foto: Rafaella Zanol / Secid-MT

A passageira que veio de Joanesburgo, na África do Sul, e desembarcou em Várzea Grande, descumpriu o isolamento obrigatório para passear em um shopping com os filhos.

A jovem, de 28 anos, chegou no Aeroporto Marechal Rondon na segunda-feira (29) e, na terça-feira (30), mesmo sendo notificada que deveria ficar isolada, saiu para ir até o estabelecimento.

A necessidade é diante da nova cepa chamada 
Ômicron, relatada primeiramente no sul da África.
 
Mesmo com teste negativo para a covid, ela deveria ficar em quarentena obrigatória por 14 dias.
 
A passageira estava hospedada na casa da avó, de 72 anos.
 
 A Vigilância Sanitária foi comunicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES) para que monitorasse a jovem.
 
A avó disse que a moça tinha saído com os filhos, de 6 e 11 anos, para ir em uma loja no shopping de Várzea Grande.
 
Ainda segundo a vigilância, a avó confirmou que a neta tinha sido orientada a ficar em quarentena.
 
Os fiscais ligaram para a jovem e a alertaram que ela não estava cumprindo o isolamento. Ela mostrou-se resistente sobre a situação e disse que não tinha sido informada formalmente sobre a quarentena.
 
À vigilância, ela disse que mora em Joanesburgo e que havia retornado ao Brasil para buscar os filhos. Explicou que estava de passagem rápida e que não conseguiria realizar a quarentena de 14 dias para retornar.
 
Os fiscais esperaram a passageira na casa da avó dela. Nem ela e nem os filhos usavam máscara.
 
Conforme a Vigilância Sanitária, a jovem estava relutante e questionou a necessidade da quarentena. Ela justificou que não tinha sintomas, que o teste que fez antes de embarcar deu negativo e que já tinha tomado duas doses da vacina.
 
No entanto, os fiscais alertaram que ela poderia estar assintomática e transmitindo o vírus sem saber.
 
Ela justificou que realiza um tratamento no Brasil, de 6 em 6 meses, pois possui anemia ferropriva e que tinha uma consulta marcada para tratamento na próxima sexta-feira (3).
 
A vigilância aguarda um posicionamento da SES-MT sobre possíveis penalidades que a passageira poderá sofrer. Ela continuará sendo monitorada por 14 dias.


Ômicron

Relatada primeiramente no sul da África uma semana atrás, a Ômicron ressalta a disparidade entre grandes iniciativas de vacinação em países ricos e a inoculação esparsa no mundo em desenvolvimento.

A nova variante chega em um momento em que a Europa enfrenta uma quarta onda.

Os contágios de Covid-19 na África do Sul , onde foi identificada a variante ômicron do coronavírus, têm resultado em doenças com sintomas leves, afirmam médicos do país.
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Ysani 02/12/2021 às 00:00

    Onde está a polícia/ polícia federal para prender está violadora da saúde pública? Irresponsável, negacionista e prepotente. A muito irrespeituosa batendo perna sem máscara por Várzea Grande...

  • CIDADÃO INDIGNADO 01/12/2021 às 00:00

    O pior é a vigilância sanitária que não aprendeu nada nesses dois anos. No país do não dá, nada, é assim que funciona. Põe em isolamento com escolta armada. Quero ver sair para passear. Uns vão ficar de mimi, por conta da ação, mas vai salvar muitas vidas.

 
Sitevip Internet