Cuiabá, quinta-feira, 23/05/2024
12:02:18
informe o texto

Notícias / Política

08/12/2021 às 16:25

Secretário de Saúde é contra o passaporte da vacina

O democrata acredita que essa é uma medida radical sem amparo científico

Kamila Arruda

Secretário de Saúde é contra o passaporte da vacina

Foto: Secom-MT

O secretário de Saúde Gilberto Figueiredo (DEM) é contra a implantação do passaporte da vacina em Mato Grosso. O democrata acredita que essa é uma medida radical sem amparo científico. Para ele, essa decisão é temerária e não deveria ser tomada neste momento.

“Acho que qualquer decisão radical sem estudo cientifico nesse momento não e recomendado. Tudo na pandemia, na minha percepção devia ser feito com base cientifica, com aquilo que os especialistas falam sobre o assunto. Geralmente essas decisões levam em consideração analise territoriais. Generalizar uma decisão ou de flexibilizar ou de proibir sempre é perigoso. Eu acho que seria prudente nesse momento não tomar decisão dessa natureza, enquanto o próprio país não tem decisão disso”, avaliou.

A vedação de exigência da apresentação do comprovante de vacinação em estabelecimentos comerciais e congêneres, inclusive, vem sendo debatida na Assembleia Legislativa. A deputada estadual Janaína Riva (MDB) quer implementar essa proibição em Mato Grosso por meio de um projeto de lei.

Pela proposta da parlamentar, o Estado de Mato Grosso deve garantir a liberdade de locomoção, inclusão social e do exercício dos direitos, de pessoas que ainda não foram vacinadas, não podem se vacinar por motivos médicos, religiosos ou de crença particular.

O projeto estava na pauta de votação da última sessão plenária realizada na terça-feira (07), mas um pedido de vista compartilhado de seis deputados estaduais adiou a votação. Pedira, vistas os deputados Eduardo Botelho, Valdir Barranco, Ludio Cabral, Elizeu Nascimento, Gilberto Cattani e João Batista.

Por outro lado, em Cuiabá o passaporte da vacina foi implementado por meio de um decreto baixado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). É obrigatória a comprovação da imunização para adentrar em  estádios e ginásios esportivos, cinemas, teatros, museus, salões de jogos e casas de show.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet