Cuiabá, domingo, 28/04/2024
19:43:35
informe o texto

Notícias / Política

26/12/2021 às 17:15

Sabotagem, furto, bate-boca e mais promessas de água marcam ano em VG

O abastecimento de água foi tema de campanha e é um dos maiores problemas da Cidade Industrial

Débora Siqueira

Sabotagem, furto, bate-boca e mais promessas de água marcam ano em VG

Foto: Michel Alvim / Secom-MT

A situação histórica da falta de água em Várzea Grande, um dos maiores problemas da cidade, foi uma promessa de campanha mais cobrada pela população ao prefeito Kalil Baracat, que tomou posse no dia 1º de janeiro de 2021. E, como sempre, teve de tudo. Houve suspeita de sabotagem, furto de fiação, protesto de moradores, presidente do DAE xingando moradores e a promessa da virada da chave para a escassez hídrica com a inauguração da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) no bairro Cristo Rei, em dezembro.
 
Com a mudança na diretoria do Departamento de Água e Esgoto (DAE), houve suspeitas de sabotagens, pois em fevereiro um raio supostamente teria caído e estragado ao mesmo tempo duas bombas deixando 10 bairros sem abastecimento por semanas. Desde então o ex-governador Julio Campos (DEM), aliado do prefeito Kalil Baracat, tem defendido a privatização do DAE, que segundo ele, opera com déficit entre o que produz e o que recebe de tarifa.
   
Também no início do ano, houve furtos de fiação elétrica no poço do DAE, na Avenida 31 de Março, tornando o problema ainda maior, pois a tubulação com fios furtados tinha uma das melhores vazões de água. Em abril houve novo furto em uma estação de tratamento, penalizando ainda mais os moradores da cidade.
 
Com esses danos, os moradores se sentiram obrigados a ter reservatório com bomba, pois a água não tem força para subir para a caixa d´água. Os caminhões pipas não estavam dando conta do recado tamanha a demanda e os valores inflacionados e com entrega programada com dois dias de antecedência.
 
Uma hora os moradores se cansaram e resolveram protestar. No dia 13 de agosto, um grupo de 50 pessoas com baldes, panelas e cartazes com dizeres de “Queremos Água” foram para a porta da Prefeitura de Várzea Grande. O presidente do DAE, Carlos Alberto Simões de Arruda, se estranhou com um dos manifestantes, xingou os manifestantes e quase foram para as vias de fato.
 
Depois do episódio, o prefeito pediu calma a população de Várzea Grande e apontou que a nova ETA do Cristo Rei vai fazer a diferença e atender 100 mil pessoas. Com isso, vai sobrar água na estação Ulisses Pompeo e da Julio Campos para distribuir para o restante da cidade. Resolver problema da falta de água e aumentar o número de ruas asfaltadas em Várzea Grande são as prioridades do prefeito.
 
No dia 25 de novembro foi assinado um convênio da Prefeitura de Várzea Grande com o Governo de Mato Grosso para a construção de uma nova ETA no bairro Chapéu do Sol, com uma capacidade de captar 250 litros de água por segundo, na ordem de R$ 28 milhões. A previsão é de que a obra seja realizada em duas etapas contemplando 31 bairros.
 
Mas foi no dia 20 de dezembro, que o prefeito Kalil Baracat enfim pode respirar aliviado com a inauguração da ETA Cristo Rei, que atenderá 100 mil pessoas e 72 bairros.
 
A meta de Baracat é universalizar o abastecimento de água em Várzea Grande até dezembro de 2024.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet