Cuiabá, domingo, 28/04/2024
18:22:17
informe o texto

Notícias / Política

23/12/2021 às 09:03

Dorner vai à justiça para barrar aumento da tarifa de água e esgoto em Sinop

A Águas Sinop conseguiu autorização da agência reguladora para garantir o aumento alegando os efeitos da pandemia

Alline Marques

Dorner vai à justiça para barrar aumento da tarifa de água e esgoto em Sinop

Foto: Assessoria

A Prefeitura de Sinop irá à justiça para barrar o aumento na tarifa de água e esgoto sugerido pela Águas de Sinop, concessionária responsável pelo serviço no município. Uma tentativa de negociação foi realizada, mas o prefeito Roberto Dorner (Republicanos) não abre mão do percentual de reajuste da fatura requerido e já concedido pela autarquia municipal.

Dorner não concorda com o reajuste proposto para Sinop e o gestor garante que manterá a decisão de lutar judicialmente pela não concessão do reajuste e pelo congelamento da tarifa atual até que o município termine o plano de saneamento básico, já em andamento, para que, assim possam abrir uma revisão contratual e praticar preços justos pelos serviços de fornecimento de água e esgoto aos munícipes.

“Eu não concordo com essa linha de raciocínio deles e não abro mão de brigar pelos direitos do cidadão em pagar um preço justo para ter água de qualidade em suas casas. Essa é uma meta que eu tracei e já comecei a executar assim que assumi a prefeitura. Eles falam do impacto da pandemia na economia da empresa, mas não falam que a população também sofreu com isso. Se tem conta atrasada é porque as pessoas estavam sem trabalhar e não tinham dinheiro. O pouco que tinham era para comprar comida para os filhos”.


O que ocorre é que a Águas Sinop se baseia um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que firmou recentemente com um dos municípios de Mato Grosso onde, também, presta serviços públicos de abastecimento de água e esgoto. O acordo firmado entre eles [concessionária e município] fraciona o percentual de reajuste para os próximos dois anos, com efeito imediato, já para o dia primeiro de janeiro de 2022.

Além disso, o aumento da tarifa de água e esgoto foi autorizado pela Agência Reguladora de Sinop (AGER). 
Em sua contestação ao órgão, Dorner, expõe, entre vários argumentos, que não se deve onerar ainda mais a população com um aumento tão expressivo em sua conta de água e esgoto, sobrepondo interesse privado ao público. 

Já em relação às alegações da concessionária Águas de Sinop S. A., baseada em acordo firmado com outra cidade mato-grossense, ele expõe que Sinop está bastante à frente com os deveres e obrigações do Poder Público que o contrato de concessão prevê.

“Nós temos rede de esgoto instalada em grande parte da cidade, nós temos estação de tratamento de esgoto construída porém, o que mais recebemos, enquanto gestão municipal, são reclamações pela má qualidade do serviço prestado e muitas cobranças indevidas no talão”, pontuou ao reafirmar que prezará pelo congelamento da tarifa atual até que seja concluído o plano de saneamento básico que o município está elaborando e brigará, judicialmente, pela derrubada do reajuste proposto por eles.

O reajuste na tarifa de água, previsto pela Águas de Sinop, leva em consideração o IGPM-FGV dos últimos 12 meses, compreendendo o período de setembro de 2020 à agosto de 2021, o que elevará, consideravelmente, o valor do metro cúbico cobrado do consumidor.

 
Com informações da Prefeitura de Sinop
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet