Cuiabá, domingo, 28/04/2024
19:57:30
informe o texto

Notícias / Política

23/12/2021 às 10:19

Vereadores reprovam proposta de cobrar taxa de coleta de lixo dos cuiabanos

Proposta da Prefeitura de Cuiabá vinculava a taxa da coleta de lixo ao consumo de água e a cobrança viria na fatura do serviço

Débora Siqueira

Vereadores reprovam proposta de cobrar taxa de coleta de lixo dos cuiabanos

Foto: Luiz Alves/Secom Cuiabá

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) teve uma rara derrota na Câmara de Vereadores em não conseguir os votos necessários, ou seja, 13 votos, para regulamentar à lei para cobrar a taxa da coleta de lixo dos cuiabanos. O projeto de lei é um dos que chegou ao penúltimo dia de sessões no Parlamento municipal.  
 
Eram 13 votos para que a mensagem do prefeito pudesse ser aprovada, contudo só teve 12 votos. Oito vereadores foram contrários, nenhuma abstenção e quatro estavam ausentes.
 
Como o projeto não estava no sistema da Câmara e sequer os vereadores tiveram acesso ao parecer das comissões, sabe-se apenas que a Prefeitura de Cuiabá queria regulamentar a lei criada há 24 anos e cobrar a taxa da coleta de lixo na conta de água e associada ao consumo de água da residência ou comércio.
 
O próprio líder do prefeito, Mário Nadaf (PV), explicou que a lei não foi criada pelo prefeito Emanuel Pinheiro, mas é de 1997 na época da administração do ex-prefeito Roberto França.
 
“A preocupação do prefeito Emanuel Pinheiro é regulamentar essa lei cobrando na conta de água. As pessoas que não têm condições teria uma faixa de isenção de até 10 m³ de água. A lei cobra de todos e o projeto não cria imposto, mas regulamenta uma lei. Se ele não fizer, o prefeito pode incorrer em crime de responsabilidade fiscal. Cuiabá é uma das últimas capitais a implantar esse serviço”, defendeu o vereador.
 
Os vereadores da oposição conseguiram cooptar outros da bancada independente para virar a votação. O argumento principal era de que o assunto sequer foi discutido e cria cobrança para a população que ainda esta se recuperando das consequências econômicas da pandemia.  
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet