Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
06:36:09
informe o texto

Notícias / Geral

07/01/2022 às 09:10

AMM recomenda que cidades de MT não realizem festas de Carnaval

Associação considera aumento de casos de covid e influenza no estado

Denise Soares

AMM recomenda que cidades de MT não realizem festas de Carnaval

Foto: Fernando Maia/Divulgação

Considerando as novas confirmações de casos de covid-19 e da gripe Influenza em Mato Grosso, a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) recomendou que as cidades não realizem as festividades de Carnaval no próximo mês.
 
O comunicado foi enviado nessa quinta-feira (6) aos prefeitos e reforça sobre os riscos das aglomerações nas festas de final de ano e também no Carnaval.

 
Leia também - Cuiabá registra primeira morte por influenza A H3N2
 
O presidente da AMM, Neurilan Fraga, disse que os recentes registros de contaminação por covid-19 e gripe, simultaneamente, em uma mesma pessoa, também está colocando a comunidade médica e toda a sociedade em estado de alerta.
 
Ele pontua que após as festas de final de ano, foram registrados dezenas de casos de síndrome respiratória aguda grave, muitos ocasionados pelos quadros de covid e Influenza.
 
Para a AMM, o momento é de prudência para evitar novas contaminações.
 
Ainda, a associação lembra que é necessário seguir os órgãos de saúde, além da Organização Mundial de Saúde – OMS.
 
Leia também - 
MT registra 2 mortes e 1.2 mil novos casos de covid-19 em 24 horas

O presidente da AMM ressalta que a decisão em cancelar o Carnaval e outros tipos de eventos que gerem aglomeração é do prefeito, mas que é importante os gestores avaliarem bem as recomendações das autoridades em saúde e os levantamentos técnicos que indicam aumento de casos e risco de agravamento da emergência sanitária.
 
Covid
 
Mato Grosso registrou duas mortes por covid-19 nas últimas 24 horas e 1.209 novos casos. Dentre os óbitos está um homem de 53 anos morador do município de Garantã do Norte.
 
Até a tarde desta quarta-feira, a Secretaria de Estado de Saúde notificou 561.048 casos confirmados de coronavírus no Estado, sendo registrados 14.073 óbitos em decorrência da doença.
 
Do total, 4.090 estão em isolamento domiciliar e 542.301 estão recuperados.
 
Entre casos confirmados, suspeitos e descartados, há 80 internações em UTIs públicas e 70 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 46,78% para UTIs adulto e em 15% para enfermaria adulto.
 
Morte em Cuiabá
 
Cuiabá registrou o primeiro óbito por influenza A H3N2. Trata-se de uma mulher,  de 68 anos que estava internada em hospital privado na capital. A morte foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá nesta quarta-feira (5).
 
A vítima veio a óbito no último dia 30. A Vigilância Epidemiológica foi notificada sobre a Síndrome Respiratória Aguda Grave da paciente no dia 20 do mês passado.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet