Cuiabá, sábado, 04/05/2024
23:42:04
informe o texto

Notícias / Geral

25/01/2022 às 07:18

MT suspende visitas em hospitais e restringe acompanhantes por surto de covid e gripe

Somente crianças, idosos ou PNEs poderão ter acompanhantes nas unidades de saúde

Denise Soares

MT suspende visitas em hospitais e restringe acompanhantes por surto de covid e gripe

Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

As visitas em hospitais que estão sob a gestão do governo de Mato Grosso foram suspensas, a partir desta terça-feira (25), por causa da onda de covid-19 e gripe no estado. A medida foi tomada por meio de decreto que circula no Diário Oficial do Estado (DOE).
 
De acordo com o governo, a suspensão vale para os seguintes hospitais: Hospital Regional de Sorriso, Hospital Regional de Colíder “Masamitsu Takano”, Hospital Regioanal de Sinop “Jorge de Abreu”, Hospital Regional de Cáceres “Dr. Antônio Carlos Souto Fontes”, Hospital Regional de Alta Floresta “Albert Sabin”, Hospital Metropolitano “Lousite Ferreira da Silva”, Hospital Regional de Rondonópolis “Irmã Elza Giovanella” e Hospital Estadual Santa Casa.
 
O governo determinou ainda que a presença de acompanhantes aos pacientes internados é autorizada somente nos casos previstos em lei, ou seja, a crianças, idosos e Portadores de Necessidades Especiais (PNEs).

Leia também - Com 82,8% de ocupação, MT tem apenas 30 leitos disponíveis de UTI Covid

 A decisão de suspender as visitas levou em consideração o aumento de casos tanto de covid quanto de gripe nas últimas semanas.
 
No documento, o governo considera o número expressivo de casos de “Influenza A” registrados no último trimestre de 2021 e com crescimento exponencial até o presente momento, o que tem gerado surtos regionais pelo país impulsionada pela introdução de uma nova cepa do subtipo A (H3N2), batizada de Darwin.
 
Considerou também magnitude do problema relacionado a síndrome gripal, uma vez que os sintomas da covid são parecidos com os da Influenza A (H3N2), ambos com potencial de causar casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), especialmente em idosos e imunocomprometidos.
 
Covid em MT
 
A ocupação em leitos de UTI subiu vertiginosamente em Mato Grosso e voltou a patamares altos de ocupação e atinge 82,8% para UTI adulto e 42% nas enfermarias. Dos leitos pactuados para pacientes em estados graves, há apenas 30 leitos vagos e 179 estão ocupados.
 
No fim de semana até o fim da tarde desta segunda-feira (24), 26 pessoas morreram em decorrência da covid-19 e 7.142 casos de pessoas infectadas foram registrados. A maioria dos óbitos é de pessoas idosas. Contudo, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) não informou se os casos de óbitos e internados são de pessoas vacinadas ou não vacinadas.
 
Até a tarde desta segunda-feira foram notificados 601.453 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 14.205 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet