Cuiabá, sábado, 27/04/2024
20:15:34
informe o texto

Notícias / Geral

03/02/2022 às 14:00

Fiocruz aponta crescimento nas taxas de ocupação de leitos de UTI em MT

Fundação reforça necessidade de vacinação e exigência do passaporte

Denise Soares

Fiocruz aponta crescimento nas taxas de ocupação de leitos de UTI em MT

Foto: Agência Brasil

Mato Grosso e outros 12 estados apresentam aumento nas taxas de ocupação de leitos de UTI covid-19 para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS). É o que aponta um levantamento feito entre os dias 24 e 31 de janeiro pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta quinta-feira (3).
 
Segundo a publicação, Mato Grosso apresentou taxa de 91% em internações de leitos de UTI. Cuiabá está na lista da zona de alerta crítico com 92%.
 
No total, 13 estados apresentam aumento das taxas de ocupação e nove Unidades Federativas estão na zona de alerta crítico com indicador superior a 80%.
 
Entre as 25 capitais com taxas divulgadas, 13 estão na zona de alerta crítico, nove estão na zona de alerta intermediário e oito estão fora da zona de alerta.
 
Diante desse cenário, a Fiocruz reforça como fundamental a necessidade de avançar com a vacinação, incluindo a exigência do passaporte vacinal.
 
Os pesquisadores também sugerem a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais públicos, campanhas para orientar à população e o autoisolamento ao apresentar sintomas, evitando a transmissão.
 
Ainda, alertam que uma proporção considerável da população que não recebeu a dose de reforço, e a população não vacinada, são mais suscetíveis a formas mais graves da infecção com a Ômicron e voltam a sublinhar que a elevadíssima transmissibilidade da variante pode incorrer em números expressivos de internações em leitos de UTI, mesmo com uma probabilidade mais baixa de ocorrência de casos graves.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet