Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
09:25:33
informe o texto

Notícias / Geral

21/02/2022 às 11:30

Cartórios registram o 2º janeiro mais mortal da série histórica em MT

No mês que marcou avanço dos casos causados pela variante ômicron, número de óbitos cresceu

Leiagora

Cartórios registram o 2º janeiro mais mortal da série histórica em MT

Foto: Envato

O aumento de casos de covid causados pela variante ômicron e seus diferentes reflexos no organismo humano pode ser uma das explicações para o recorde histórico de óbitos registrados pelos Cartórios de Registro Civil mato-grossenses em janeiro de 2022.

Segundo a Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (ANOREG/MT), foi o segundo janeiro mais mortal desde o início da série histórica em 2013, com um aumento de mais de 97% nos falecimentos por pneumonia em comparação ao mesmo mês de 2021.

Em janeiro de 2022 foram registrados 2.003 óbitos no estado, enquanto foram 2.006 mortes no mesmo mês de 2021, sendo o mais mortal e que já havia registrado crescimento de 39% nas mortes em relação a janeiro de 2020, ainda antes do início da pandemia no país.

Já as mortes por pneumonia passaram de 156 em janeiro de 2021 para 222 neste ano. Em 2020, antes da pandemia, foram 100 mortes pela doença.

Os dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil, base de dados administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/BR), abastecida em tempo real pelos atos de nascimentos, casamentos e óbitos.

Os dados são computados pelos 7.658 Cartórios de Registro Civil do País – presentes em todos os 5.570 municípios brasileiros -, e cruzados com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que utilizam como base os dados dos próprios cartórios brasileiros.

Mortes por doenças do coração e síndromes

Outro dado observado pelos números de óbitos registrados pelos cartórios mato-grossenses está relacionado ao crescimento de mortes por doenças do coração em janeiro deste ano na comparação com o primeiro mês do ano passado: Infarto (3,4%) e Causas Cardiovasculas Inespecíficas (13,9%), enquanto que mortes por AVC tiveram redução de 2,8% em 2022.

Também registraram crescimento as mortes por Septicemia (42%) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) (200%). Já os óbitos por Covid-19 tiveram redução de 59% no período.

Mortes violentas crescem

Enquanto o total de mortes em janeiro de 2022 em Mato Grosso teve redução de 0,15%, os falecimentos por Mortes Naturais – aquelas causadas por doenças – diminuíram 0,83%.

Já as mortes por Causas Violentas – aquelas em razão de homicídios, acidentes de veículos, suicídio, entre outras – aumentaram 6,25%, o que mostra que a diminuição do isolamento eleva os índices de óbitos em razão de acidentes e crimes.

Na comparação de janeiro de 2020, antes do isolamento, com janeiro de 2021, houve queda de 23% nas mortes violentas. 

O número de óbitos registrados nos meses de 2022 ainda pode vir a aumentar, assim como a variação da média anual e do período, uma vez que os prazos para registros chegam a prever um intervalo de até 15 dias entre o falecimento e o lançamento do registro no Portal da Transparência.

Além disso, alguns estados brasileiros expandiram o prazo legal para comunicaçao de registros em razão da situação de emergência causada pela covid.

 
Com assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet