Cuiabá, terça-feira, 14/05/2024
10:08:36
informe o texto

Notícias / Política

26/03/2022 às 16:48

Alheio às conversas do PT, Lúdio insiste que o partido tenha candidato ao governo

O Grupo Pró-Lula em MT vem se reunindo com diversos nomes fora do partido para discutir apoio na corrida ao Palácio Paiaguás, deixando aberto para um candidato de fora do PT assumir o protagonismo

Da Redação - Paulo Henrique Fanaia / Reportagem local - Jardel P. Arruda

Alheio às conversas do PT, Lúdio insiste que o partido tenha candidato ao governo

Foto: Paulo Henrique Fanaia/Leiagora

Se mostrando alheio às discussões do Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) insiste que a agremiação lance um candidato próprio para disputar o governo estadual em oposição à Mauro Mendes (União), que tem demonstrado uma aproximação com atual presidente Jair Bolsonaro (PL).
 
Em conversa com o Leiagora, Lúdio lembra que nas eleições de 2018, o PT não teve um representante na disputa para a chefia do Executivo estadual, tendo apenas a candidata ex-reitora da UFMT Maria Lúcia (PCdoB) concorrendo a uma vaga para o senado federal. Mesmo assim, o então candidato à presidência pelo Partidos dos Trabalhos, Fernando Haddad, conquistou 35% dos votos no estado.
 
“Nós vamos apresentar candidatura ao governo do Estado, uma chapa forte para o Senado, para deputados federais e para deputados estaduais. Nós vamos apresentar a candidatura ao governo para, inclusive, construirmos um palanque seguro para o Lula em Mato Grosso. Em 2018 o PT fez uma aliança que nos descaracterizou e nós não tivemos candidaturas majoritárias fazendo campanha pro Haddad, com exceção da Maria Lucia que foi candidata ao Senado e mesmo assim o Haddad fez 35% de votos no estado”, diz o deputado.

Acontece que, o diretório estadual do partido e o Grupo Pró-Lula vem se reunindo com seus representantes e a conversa sobre lançar uma candidatura própria ao governo do estado já não é mais prioridade, pelo menos não pelo PT. Na última segunda-feira (21), o grupo pró-Lula decidiu se dividir em duas comissões: uma para debater a composição majoritária e outra para discutir a formação de chapa proporcional.
 
O presidente do PT, Valdir Barranco, explicou que irá compor com o presidente do PV, Aluízio Leite, e Miranda Muniz, secretário de organização do PCdoB, para discutir o palanque do ex-presidente Lula.
 
Segundo a deputada federal Rosa Neide (PT), o grupo tem se reunido com alguns nomes fora do partido para discutir a composição para a disputa ao governo estadual. Dentre essas reuniões, duas foram com o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB), que está em uma corrida para lançar o próprio nome em oposição a Mauro Mendes.
 
Outro ponto que precisa ser levado em consideração é de que um dos nomes mais fortes dentro do grupo é o do próprio Lúdio, que chegou a concorrer ao governo em 2014, mas foi derrotado por Pedro Taques. A própria deputada Rosa Neide já admitiu que por onde anda perguntam porque o parlamentar não será o nome do grupo. 

Ainda assim, Lúdio garante que é candidato à reeleição e não aceita colocar o nome para disputa ao governo, nem mesmo em prol de um palanque forte para Lula no Estado. O petista teria, com certeza, apoio dos servidores, base onde seus votos cresceram nos últimos anos diante de sua atuação como parlamentar na Assembleia Legislativa. Além disso, o deputado, apesar de estar no PT, consegue transitar muito bem fora de grupos das esquerda também, o que poderia facilitar para composição de alianças. 

Uma coisa é certa, mesmo com o sonho de Lúdio em lançar um candidato petista ao governo estadual e o Grupo Pró-Lula aberto a apoiar alguém fora do partido, ambos estão em consonância de que a candidatura deve, obviamente, se distanciar dos grupos bolsonaristas.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet