Cuiabá, domingo, 05/05/2024
01:52:02
informe o texto

Notícias / Política

06/04/2022 às 07:12

Disputa pela prefeitura em 2024 pode pesar na decisão de Stopa em concorrer ao governo

Ele pode usar o pleito desse ano para massificar o nome

Kamila Arruda e Jardel P. Arruda

Disputa pela prefeitura em 2024 pode pesar na decisão de Stopa em concorrer ao governo

Foto: Davi Valle/Secom

O processo eleitoral de 2024 pela Prefeitura de Cuiabá deverá influenciar na decisão do vice-prefeito José Roberto Stopa (PV) de encarar ou não a eleição rumo ao comando do Palácio Paiaguás que ocorre em outubro deste ano.

O vice-prefeito afirma que vai decidir sobre a sua participação na eleição deste ano dentro de 10 dias. Mesmo sem definição, ele deixou o comando da Secretaria de Obras dentro do prazo de desincompatibilização estipulado pela legislação eleitoral.  A lei não exige que ele deixe o caro de vice. 

Apesar de não ter capilaridade eleitoral para fazer com que sua eventual candidatura ao governo do Estado deslanche, Stopa pode ter o nome massificado neste pleito, podendo "colher os frutos" na eleição de 2024, quando pode disputar a sucessão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

Na próxima eleição municipal, o emedebista não poderá buscar a sua permanência no Palácio Alencastro, uma vez que já foi reeleito como prefeito da Capital em 2020.

Diante disso, a tendência é que Stopa seja o candidato ao governo de opostição com apoio de Emanuel na disputa pela Prefeitura de Cuiabá. 
Desde o ano passado, o prefeito articula a formação de um grupo de oposição para disputar a eleição contra o governador Mauro Mendes (União).

Pesa contra o fato de Stopa estar filiado ao PV, partido que está "apalavrado" em uma federação com PT e PC do B, da qual ele é crítico. O vice-prefeito chegou cogitar a deixar a sigla por conta da federação, mas foi convencido a permanecer na agremiação após uma série de diálogos com o grupo político.

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet