Cuiabá, sábado, 04/05/2024
19:10:49
informe o texto

Notícias / Política

06/04/2022 às 07:15

Fabio, Gilberto e Carvalho: os três planos de Mendes para Cuiabá em 2024

Processo eleitoral de 2022 deflagra, também o de 2024 e o grupo do governador já se planeja para retomar Prefeitura de Cuiabá

Jardel P. Arruda

Fabio, Gilberto e Carvalho: os três planos de Mendes para Cuiabá em 2024

Foto: Montagem Secom/MT

Assim como no xadrez é aconselhado sempre pensar pelo menos cinco ou seis movimentos à frente, na política os bons estrategistas estão pensando em uma ou duas eleições adiante. O fim da janela partidária revela algumas dessas amarrações já pensando no pleito de 2024 pela Prefeitura de Cuiabá, quando acaba o segundo mandato do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e, em tese, a disputa fica aberta.

O grupo liderado pelo governador Mauro Mendes (União) já teria um nome preferido para concorrer à Prefeitura da Capital: o presidente regional do União Brasil, Fábio Garcia. Quando Mendes foi prefeito, ele ocupou o cargo de secretário de Governo, um equivalente municipal à Casa Civil em nível de Estado, e foi o escolhido para ser o deputado federal do “Goianinho” (como é chamado o chefe do Executivo Estadual por amigos).

Mais uma vez, Fábio foi o escolhido por Mendes como candidato preferencial para a Câmara dos Deputados. A eleição do “afilhado político” do governador seria um passo da viabilização dele a concorrer à Prefeitura de Cuiabá nas eleições de 2024, pois Fábio poderia investir emendas parlamentares no município fazendo parceria com o governo do Estado, amplificando, então, sua projeção política.

O grupo do governador também amarrou apoio de Gisela Simona, que obteve 52.191 na disputa pela Prefeitura de Cuiabá em 2020. Ela se filiou ao União Brasil para compor a chapa de federal e, caso a sigla consiga duas vagas, ela é uma das favoritas na disputa. Caso elejam apenas um deputado, ela assumiria a vaga com a saída de Fábio às eleições em 2024.

Vale lembrar que Fábio até chegou ensaiar sair para prefeito em 2020 num confronto direto contra Emanuel. Ele chegou até travar alguns debates pela imprensa com o prefeito, mas acabou recuando. Com isso, o grupo de Mendes acabou apoiando Roberto França no primeiro turno e Abílio Brunini já no segundo turno, mas em ambos acabaram derrotados. 

Alternativa Figueiredo

Gilberto Figueiredo (União) é outro quadro político do “núcleo duro” do governador de Mato Grosso que pode disputar a prefeitura de Cuiabá. Gilberto vai se testar nas urnas pela segunda vez em 2022, na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa, após ter comandado a Secretaria de Estado de Saúde desde o início da atual gestão, em 2019. 

O primeiro teste nas urnas do ex-secretário de Saúde foi em 2016, quando foi eleito vereador por Cuiabá com 4.299 votos após ter sido secretário municipal de Educação da gestão Mauro na Prefeitura de Cuiabá (2013-2016). Ter sido designado para pastas consideradas de difícil gestão nas duas administrações de Mendes demonstram a confiança do governador em Gilberto.

Ele deixou de disputar a reeleição para vereador em 2020 para continuar à frente da pasta da Saúde, que se tornou a principal Secretaria em decorrência da pandemia da covid-19. Na ocasião, ele e Mauro entenderam que a principal missão era controlar a situação no estado, além de que a população poderia não receber bem a saída do gestor da pasta da Saúde em meio à crise.

O prodígio Carvalho

Quem também tenta se consolidar politicamente no processo eleitoral de 2022 e pode se tornar a opção de Mauro Mendes para 2024 é o empreiteiro e ex-secretário da Casa Civil Mauro Carvalho. 

Ele foi pinçado por Mauro Mendes da iniciativa privada para assumir a gestão da Casa Civil em 2019. Inicialmente, a escolha foi cercada de dúvidas em decorrência da falta de experiência dele com interlocução política, principal função dessa pasta, que trata diretamente da relação do governo do Estado com outros Poderes, com destaque para a relação com a Assembleia Legislativa. 

O trabalho de Carvalho à frente da pasta pode ser considerado um sucesso devido à ausência de crises do governador com os deputados estaduais. A base de sustentação da gestão estadual conta com maioria absoluta na ALMT, sufocando a oposição e garantindo a aprovação de todos os projetos de interesse da administração estadual.

Carvalho deixou o cargo em março de 2022 para se dedicar a política partidária. Nos bastidores, a informação é que ele viabiliza seu nome para composição de uma disputa majoritária, sendo possível indicação para primeira suplência em alguma chapa de Senado, ou, dependendo dos arranjos, ser candidato a vice-governador.

Caso se consolide em uma dessas duas possibilidades, Mauro Carvalho também terá projeção para ser o candidato do grupo de Mauro Mendes à Prefeitura de Cuiabá em 2024.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet