Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
14:09:09
informe o texto

Notícias / Política

13/04/2022 às 10:30

Presidente sanciona PL que institui o Dia Nacional de Luta contra a Endometriose

A sanção presidencial é essencial para a disseminação do conhecimento sobre a doença, suas formas de prevenção e de tratamento

Leiagora

Presidente sanciona PL que institui o Dia Nacional de Luta contra a Endometriose

Foto: Governo Federal

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), sancionou o Projeto de Lei nº 414, de 2020, que institui o dia 13 de março como Dia Nacional de Luta contra a Endometriose e a Semana Nacional de Educação Preventiva e de Enfrentamento à Endometriose. 

De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, a endometriose é uma doença inflamatória provocada por células do endométrio (tecido que reveste o útero) que, em vez de serem expelidas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar. Os sintomas consistem em dores, sangramentos e dificuldades para engravidar, podendo de modo progressivo vir a comprometer a função de órgãos e tecidos, ao se expandir para parte do intestino grosso (reto e sigmóide), bexiga, apêndice e vagina, podendo até mesmo causar infertilidade.

Conforme o Relatório Legislativo do Senado Federal, a Organização Mundial da Saúde estima que quase 180 milhões de mulheres enfrentam a endometriose no mundo. No Brasil são 7 milhões, o que resulta aproximadamente em 1 a cada 10 mulheres em idade reprodutiva. Há o entendimento de que quanto antes se realize a vistoria clínica, maiores são as chances de tratamento, contudo o diagnóstico certeiro pode demorar.

Nesse sentido, a instituição do Dia Nacional de Luta com Endometriose e da Semana Nacional de Educação Preventiva e de Enfrentamento, tem como objetivo: chamar a atenção para o problema da endometriose e divulgar ações preventivas, terapêuticas, reabilitadoras e legais relativas a endometriose. Além disso, visa a orientar as portadoras de endometriose a buscar diagnóstico precoce e tratamento integral e oportuno, bem como a contribuir para a implementação de propostas que possibilitem o acesso universal e equitativo aos serviços públicos a estas pessoas. 

Também é objetivo da medida democratizar informações sobre as técnicas de diagnóstico, de tratamento e de acesso a essas técnicas, e também sensibilizar todos os setores da sociedade para o problema concernente à endometriose, a fim de divulgar, prestar informações e orientar mulheres que busquem alternativas para tratamento, especialmente quanto à infertilidade em consequência da endometriose.

A sanção presidencial é importante, pois traz à discussão o enfrentamento de uma doença de grande incidência entre as mulheres, tendo por foco a disseminação de informações sobre a doença, as medidas de prevenção e de tratamento.

 
Governo Federal
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet