Cuiabá, domingo, 28/04/2024
13:47:01
informe o texto

Notícias / Política

25/04/2022 às 13:42

Cattani aposta em coerência e espera que Rosa Weber mantenha indulto a Silveira

O fiel seguidor do presidente Bolsonaro criticou a decisão do STF que condenou Daniel Silveira a uma pena de oito anos e nove meses de prisão por ataques à Suprema Corte

Da Redação - Paulo Henrique Fanaia - Reportagem Local - Jardel P. Arruda

Cattani aposta em coerência e espera que Rosa Weber mantenha indulto a Silveira

Foto: Helder Faria - ALMT

O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) acredita na coerência da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, e espera que ela mantenha a validade do indulto presidencial concedido por Jair Bolsonaro (PL) ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ). A declaração de Cattani foi dada à imprensa na manhã desta segunda-feira (25), no salão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
 
Segundo o deputado, a condenação de Daniel Silveira é um absurdo, pois ele está sendo punido pelas declarações que fez. “É um absurdo um parlamentar ser condenado por parlar. A mesma pessoa que o condenou é a vítima, o executor, promotor, é tudo”, disse Cattani.

Daniel Silveira recebeu pena de oito anos e nove meses de prisão pelos crimes de tentativa de impedir o livre exercício dos poderes e coação no curso do processo.
 
O fiel seguidor de Bolsonaro em Mato Grosso ainda disse que o indulto presidencial deve ser cumprido, afinal é irrevogável. Para o deputado, se o STF ainda tiver um resquício de respeito à Constituição, o indulto será mantido.
 
O polêmico indulto
 
Daniel Silveira foi condenado pelo STF na quarta-feira (20) a uma pena de oito anos e nove meses de prisão por atos que atentam contra o livre exercício dos poderes e também por coação no curso do processo.

Um dia depois, na quinta (21), o presidente Bolsonaro assinou um decreto concedendo indulto ao deputado carioca e justificou dizendo que “a prerrogativa presidencial para concessão de indulto individual é medida fundamental à manutenção do Estado democrático de direito” e que “a liberdade de expressão é pilar essencial da sociedade em todas as suas manifestações”.
 
Já na sexta (22), o partido Rede Sustentabilidade protocolou o STF uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), pedindo liminarmente a suspensão do decreto presidencial. A ministra Rosa Weber foi a sorteada para ser relatora da ADPF.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet