Cuiabá, domingo, 28/04/2024
10:37:45
informe o texto

Notícias / Política

26/04/2022 às 15:12

Câmara aprova reajuste de 3,7% aos professores da Educação municipal

O vereador de Cuiabá, Diego Guimarães (Republicanos), apesar de ter votado a favor da matéria, se mostrou insatisfeito com o valor proposto pelo Executivo

Angélica Callejas

Câmara aprova reajuste de 3,7% aos professores da Educação municipal

Foto: Reprodução/TV Câmara

O Projeto de Lei nº 5925/2022 do Executivo Municipal, que estabelece reajuste salarial de 3,7% aos profissionais da Educação de Cuiabá, foi aprovado em votação única por 22 votos em sessão realizada nesta terça-feira (26), na Câmara Municipal. Antes, o parecer favorável também foi aprovado por 20 votos. O reajuste é relativo ao ano de 2019.

Estiveram ausentes na sessão os vereadores Juca do Guaraná (MDB) e Eduardo Magalhães (Republicanos).

O vereador de Cuiabá, Diego Guimarães (Republicanos), apesar de ter votado a favor da matéria, se mostrou insatisfeito com o valor proposto pelo Executivo, e afirmou que o reajuste oferecido à categoria não condiz com o índice de inflação do ano, que, segundo ele, foi de 4,3%. 

“Os nossos professores estão perdendo poder de compra. Orçamento tem, dinheiro tem, mas parece que a gestão que se diz humanizada e prometeu olhar com muito carinho aos servidores públicos, está fazendo exatamente ao contrário depois que foi reeleito”, criticou o republicano.

Já o vereador Adevair Cabral (PTB), liderança da Prefeitura na Casa, discordou do posicionamento de Diego e alegou que o valor de 3,7% seria de ganho real, não recomposição. De acordo com o parlamentar, a recomposição salarial teria sido feita em janeiro, quando quase 10% de RGA foi pago aos profissionais da Educação Municipal.

Por fim, o vereador sargento Joelson (PSB) queixou-se acerca da celeridade aplicada ao projeto em questão, pois a matéria teria sido entregue ao Legislativo em 11 de abril deste ano, e 15 dias depois já teria recebido parecer das Comissões da Câmara e em pauta da sessão. 

“Nós temos um projeto da própria Educação, que tranquiliza todos os 10 mil servidores do município de Cuiabá, da Educação, que está aqui desde novembro e não é votado. O servidor público precisa cobrar dos 25 vereadores aqui, não sei onde está parado isso, quem está segurando”.

“Mas eu digo uma coisa para o servidor público municipal da Educação: vocês não se assustem se o Executivo retirar esse projeto daqui. Porque tem cinco meses que está aqui, eu não entendo porque não vota. É porque tem emenda? Se tem emendas, é porque as categorias não foram atendidas na sua totalidade. Então, essa discussão nós precisamos fazer”, acrescentou o parlamentar.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet