Cuiabá, sábado, 27/04/2024
12:55:17
informe o texto

Notícias / Política

26/04/2022 às 17:25

Chapa de deputado federal do PSD deve ser reformulada e pode esvaziar

Medalhões já teriam anunciado que preferem concorrer ao parlamento estadual; acordo por Irajá "segura chapa"

Jardel P. Arruda

Chapa de deputado federal do PSD deve ser reformulada e pode esvaziar

Foto: Michel Alvim - SECOM / MT

A chapa para deputado federal do Partido Social Democrático (PSD) deve passar por uma “reformulação” devido à prisão de um dos principais pré-candidatos do  grupo, o ex-secretário de Ciência e Tecnologia Nilton Borgato, e a cobrança de arranjos políticos feitos com o MDB. Alguns pré-candidatos, como Gilmar Fabris e Pedro Satélite, já informaram a intenção de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa.

O acordo político feito com a família Lacerda, que apoiou o senador Carlos Fávaro, presidente regional do PSD, na eleição suplementar ao Senado de 2020, de eleger Irajá Lacerda é a principal motivação para ainda manter a chapa de deputado federal. 

Leia também: PSD aposta em ex-deputados e ex-prefeitos para disputa de federal; veja os nomes

“A chapa de federal do PSD está se desfazendo”, disse um dos pré-candidatos, em off, ao Leiagora. De acordo com ele, a prisão de Borgato causou a sensação de “abatimento” e, por isso, se tornou muito mais atrativa a ideia de uma chapa fortalecida na disputa ao Parlamento Estadual, com possibilidade de conseguir até cinco vagas, ao invés de gastar esforços em uma disputa com pouca viabilidade eleitoral pela Câmara dos Deputados.

Fontes próximas do senador Carlos Fávaro afirmam que a chapa de deputado federal será reposta a altura no caso de algum pré-candidato decidir recuar, principalmente porque a pré-lista contava com 12 nomes para nas convenções selecionarem os 9 melhores. 

Arranjo com o MDB - Outro motivo que pode esvaziar a chapa de deputado federal do PSD é um acordo político feito com o MDB dos deputados federais e pré-candidatos à reeleição Carlos Bezerra e Juarez Costa. 

Para garantir apoio irrestrito na disputa ao Senado pelo deputado federal Neri Geller (PP), que é do mesmo grupo político de Fávaro, os emedebistas teriam cobrado o apoio das principais lideranças do PSD na disputa por vagas na Câmara dos Deputados, além das lideranças do PP. Agora, a “fatura” está sendo cobrada.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet