Cuiabá, domingo, 05/05/2024
05:56:39
informe o texto

Notícias / Política

11/05/2022 às 17:20

PL que autoriza empréstimo de 40 milhões de dólares é aprovado em primeira na AL

Com quatro votos contrários, a matéria deverá ser apreciada em segunda na próxima sessão

Angélica Callejas

PL que autoriza empréstimo de 40 milhões de dólares é aprovado em primeira na AL

Foto: REUTERS/GUADALUPE PARDO

O projeto de lei 431/2022, de autoria do Governo de Mato Grosso, que trata do empréstimo de 40 milhões de dólares junto ao Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), foi aprovado em primeira votação na sessão desta quarta-feira (11) na Assembleia Legislativa.

Apesar da mobilização dos deputados Ulysses Moraes (PTB), Valdir Barranco (PT), Lúdio Cabral (PT) e delegado Claudinei (PL) em barrar o projeto, a matéria foi ao expediente.

Lúdio afirmou ser contrário à proposta porque ela não determina o prazo de contrato do empréstimo, valor da taxa de juros, ou estabelecia qualquer forma de proteção em relação à variação cambial. Para o petista, a justificativa do PL, de que seria para diminuir os custos na Saúde e na Assistência Social, também não o agradou.

“O Estado já não dá conta de aplicar o mínimo previsto na constituição na Saúde pública. Precisa fazer remendos contábeis para poder chegar ao mínimo de 12%, e aí quer reduzir custos na Saúde e na Assistência Social? Nosso Estado tem bilhões em caixa… qual a justificativa para o Governador, no final do seu mandato, pedir autorização da Assembleia para contratar empréstimo de 40 milhões de dólares, falando apenas no valor?”, questionou Lúdio.

O parlamentar ainda tentou pedir vistas do projeto, porém a presidente em exercício, Janaina Riva (MDB), indeferiu o pedido, justificando que o regimento da Casa impedia a solicitação.

O deputado Wilson Santos (PSD), favorável ao PL, defendeu a matéria e elogiou a gestão do governador Mauro Mendes (União), citando o desempenho do Estado na questão fiscal. O parlamentar enfatizou que Mato Grosso tem credibilidade com o Tesouro Nacional, assim como bancos internacionais.

“O Governo fez o dever de casa, as contas estão arrumadas, esse empréstimo está sendo feito em valores, juros adequados. Só peço ao líder nosso, Dilmar Dal Bosco, que possa responder em 24 ou 48 horas ao deputado Lúdio essas últimas informações, que, na minha opinião, não são tão dramáticas”, finalizou Wilson.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet