Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
09:07:14
informe o texto

Notícias / Judiciário

17/05/2022 às 12:31

Coletivo entra na Justiça contra projeto de reforma da praça Dom Wunibaldo

Também foi solicitada reunião emergencial com o prefeito Osmar Froner de Mello (MDB), para dialogar sobre o tema

Angélica Callejas

Coletivo entra na Justiça contra projeto de reforma da praça Dom Wunibaldo

Foto: Reprodução/Instagram - Prefeitura de Chapada dos Guimarães

O projeto de reforma da praça histórica de Chapada dos Guimarães, a Dom Wunibaldo, não tem sido bem recebido por parte da população chapadense. Nessa segunda-feira (16), o Coletivo Cidade Sustentável entrou com Ação Civil Pública e Ação Popular para suspender o processo licitatório da obra. A ação foi impetrada na 1ª  Vara de Chapada dos Guimarães. 

Na peça, o Coletivo alega que não houve audiência pública para discussão do projeto, ou seja, participação popular, “de Conselhos, Entidades Civis e Sociedade em geral, que possam garantir a função social da sociedade visando a garantia da proteção, preservação e recuperação do patrimônio cultural, histórico, artístico, paisagístico e arqueológico e todo o seu entorno”.

Também foi citada a análise do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Mato Grosso (Iphan-MT) sobre a Igreja Nossa Senhora de Santana, localizada na praça. Conforme o processo judicial, apesar do Iphan ter dado parecer favorável para a revitalização, não houve avaliações técnicas acerca do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), como consta em lei municipal.

“A praça é o equipamento público central da cidade, considerada um lugar de encontros e permanência, manutenção climática e sociabilidade. A cultura local é potencializada com sua ambiência predominante de bosque com espécies nativas e exóticas e arquitetura com baixa interferência visual, que cria um aspecto sui generis ao local. Qualquer intervenção estrutural na praça Dom Wunibaldo precisa ser delineada de forma a respeitar suas características atuais, respeitar a cultura e a história da cidade”, consta em trecho da ação.

Diante disso, além de questionamentos à Promotoria de Justiça do município a respeito das etapas do processo licitatório da obra, o Coletivo também solicitou reunião emergencial com o prefeito Osmar Froner de Mello (MDB), para dialogar sobre o tema.

Veja abaixo a divulgação do projeto de reforma pelo Instagram do governador Mauro Mendes:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Mauro Mendes (@mauromendesoficial)

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet