Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
06:19:48
informe o texto

Notícias / Política

16/06/2022 às 15:52

Autoridades e políticos lamentam morte de ex-secretário

Dentre os que se manifestaram estão velhos amigos, como Wilson Santos, Pedro Taques e Avallone

Alline Marques

Autoridades e políticos lamentam morte de ex-secretário

Foto: Secom-MT

A política amanheceu de luto com a morte do ex-secretário de Saúde Luiz Soares. Com uma trajetória de mais de 40 anos de vida pública, Luizinho, como era conhecido, fez muitos amigos. Um deles era  o deputados estadual Wilson Santos (PSD), com quem dividiram uma longa jornada no PSDB e depois também na gestão municipal, quando o parlamentar comandou o Palácio Alencastro

Nas redes sociais, Wilson lamentou a morte do amigo, lembrando inclusive do apelido de Cabeção dado a Luiz Soares. “É com muita tristeza que recebemos a notícia do falecimento nesta madrugada desta quinta-feira o ex-deputado, ex-senador de Mato Grosso, Luiz Antonio Vitório Soares aos 64 anos. Popularmente conhecido como Cabeção, Soares era natural de Alto Garças (MT), nascido em 09/03/1958 e foi fundador do PSDB no estado, tendo sido deputado estadual por 3 legislaturas, senador da República e vice-prefeito de Cuiabá. Luís Soares registrou uma longa história na saúde de Mato Grosso, onde além de ter sido secretário de estado, comandou as pastas nas duas principais prefeituras, Cuiabá e Várzea Grande”, comentou. 

Além disso, Wilson lembrou também que em 1982, com apenas 23 anos de idade, Soares foi eleito o deputado estadual mais novo da história de Mato Grosso, mandato em que o jovem parlamentar foi relator da Constituinte do estado.

Quem também lamentou a morte de Luizinho foi o ex-secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo. “É com imenso pesar que me solidarizo com os familiares do ex-secretário de Saúde de Mato Grosso, Luíz Antônio Vitório Soares, que faleceu nesta quinta-feira (16), aos 64 anos. Com mais de 40 anos de vida pública, Luíz Soares deixou registros na história deste estado da sua marca e trabalho desempenhado em prol de todos mato-grossenses, especialmente na área da Saúde.

Em nota, o governador Mauro Mendes (União) também comentou sobre a morte de Luiz Soares e decretou luto oficial de 3 dias, que foi publicado no Diário Oficial de Mato Grosso desta quinta-feira. “Foi com grande pesar que recebi a notícia do falecimento de Luiz Soares. Mato Grosso perde um grande político. Expresso minhas sinceras condolências aos familiares e amigos pela perda e que Deus possa confortá-los nesse momento de tamanha dor”, lamentou o governador Mauro Mendes. 

Outro político que teve uma relação próxima com Luiz Soares é o presidente do PSDB, deputado estadual Carlos Avallone. “Era uma pessoa íntegra, um homem público exemplar, que só honrou a política estadual, além disso foi fundador do PSDB no Estado e no Brasil. O PSDB está em luto por esta perda. Era um amigo pessoal, que perco e que, com certeza, fará muita falta”.

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), também decretou luto de 3 dias pela morte Luiz Soares e lamentou a perda. “É com profundo pesar que recebo essa notícia do falecimento dessa grande personalidade que muito contribuiu com o Estado e para nossa capital. Meus sinceros sentimentos e que Deus possa dar o conforto e o acalento aos seus familiares nesse momento de profunda dor”.

O ex-governador Pedro Taques, que nomeou Soares como secretário de estado de Saúde, último cargo público ocupado pelo colega, comentou sobre a perda. Nas redes sociais, ele relembrou a trajetória do amigo e enalteceu qualidade como a integridade de Luizinho. 

“Um político das antigas, morreu pobre, não foi dono de grupo de comunicação, nem de fazendas adquiridas em negociações estranhas; alguns diziam que era “chato”, porque usava roupas simples e os famosos tênis All Star e boné.  Tive a honra de tê-lo como secretário de saúde e de privar de sua amizade. Junto com Ussiel Tavares e José Rosa, em ações diferentes, o defendi na famosa Ação Civil Pública movida pelo famoso promotor de Justiça, Mauro Zaque de Jesus, poucos dias antes das eleições de 2018, cujos detalhes serão relatados ao Poder Judiciário do nosso Estado no momento apropriado. Estivemos juntos na semana passada, tomamos café, comemos pão de queijo, ouvimos os passarinhos, e ele fumou uns três cigarros. Que Deus possa confortar o coração dos seus familiares e amigos. Morreu como nasceu: honrado e digno!”, comentou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet