Cuiabá, quinta-feira, 09/05/2024
01:07:57
informe o texto

Notícias / Política

21/06/2022 às 08:00

Criação de taxa do lixo deve ser votada nesta terça na Câmara

Apesar de ainda não ter sido remetida para votação, a matéria já vem causando polêmica e dividindo a opinião dos parlamentares

Kamila Arruda

Criação de taxa do lixo deve ser votada nesta terça na Câmara

Foto: Câmara de Cuiabá

A sessão ordinária da Câmara de Cuiabá desta terça-feira (21) promete ser movimentada. Finalmente, vereadores devem dar início à apreciação do projeto de lei que assegura a criação da taxa de lixo no município.

A propositura já passou pelo crivo das Comissões de Constituição e Justiça, e da Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária e agora será submetida à votação do plenário.

Mesmo sem ser remetida para votação, a matéria vem causando polêmica e dividindo a opinião dos parlamentares desde a semana passada.

A proposta prevê a autorização da cobrança da taxa de coleta de lixo diretamente na fatura de água e esgoto. Conforme o projeto, estariam isentos os imóveis nos quais o consumo mensal de água não ultrapassa a quantidade de 10 m³, seguindo as aferições feitas regularmente pela concessionária Águas Cuiabá.

A medida, segundo o Executivo, é adequar os dispositivos à legislação do novo marco regulatório do saneamento básico, conforme a Lei Federal 14.026/2020 sancionada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), em julho de 2020.

“Na tarefa de gestão eficiente e responsabilidade fiscal, a Prefeitura de Cuiabá, dentre as diversas medidas de gestão fiscal, promove continuamente atualização de sua legislação tributária para adequá-la às normas gerais de regência dos tributos municipais”, diz trecho do projeto de lei.

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que essa matéria tramita no Parlamento Municipal. No final do ano passado, essa propositura foi rejeitada por maioria dos votos.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet