Cuiabá, quinta-feira, 09/05/2024
14:54:46
informe o texto

Notícias / Política

21/06/2022 às 09:15

Vereador garante que apresentará proposta de compensação da cobrança da taxa de lixo

Marcrean Santos disse em entrevista ao Agora na Conti que a ideia seria reduzir a taxa de esgoto para que a população cuiabana não sinta no bolso na hora de pagar os valores da taxa de lixo

Paulo Henrique Fanaia

Vereador garante que apresentará proposta de compensação da cobrança da taxa de lixo

Foto: Agora na Conti

O vereador de Cuiabá Marcrean Santos (PP) se comprometeu em levar ao Executivo municipal uma proposta para compensar a cobrança da taxa de lixo, caso ela venha a ser aprovada pela Câmara de Vereadores da Capital. Segundo o parlamentar, a ideia seria reduzir a cobrança da taxa de esgoto pela Águas Cuiabá para que dessa forma, a população não sinta no bolso na hora de pagar a taxa do lixo.
 
A declaração foi dada na noite dessa segunda-feira (20) durante entrevista ao programa Agora na Conti. O vereador admitiu que não é a favor do Projeto de Lei Municipal nº 4/2022 que cria a taxa de lixo, porém ele reconhece a urgência de tema, haja vista que ele é regulamentado pelo Marco Regulatório do Saneamento Básico instituído pelo governo federal.
 
“Eu não sou a favor, não estamos vivendo um momento para tributar a população. O momento é de desemprego, mas temos que entender que é uma situação que está vindo do governo federal para os municípios. As Câmaras que não aprovarem serão penalizadas de fazer vários contratos”, cita o vereador.
 
Marcrean diz que o PL chegou na Câmara apenas com o argumento de criar a taxação da coleta de lixo, mas sem especificar de que forma essa taxa será cobrada. Portanto, ele promete apresentar uma proposta ao Executivo Municipal para reduzir a cobrança da taxa de esgoto e compensar nos valores cobrados na taxa de coleta de lixo.
 
“Deixo a minha sugestão que o prefeito possa reduzir a questão dos 90% da taxa de esgoto. A Águas Cuiabá hoje não trata 90% da taxa de esgoto. Ela acaba entregando 57%, aproximadamente. Então que a cobrança seja progressiva. Enquanto isso o Executivo poderia trabalhar uma situação para compensar essa cobrança. Me comprometo a levar essa discussão ao Executivo. Acredito que o prefeito tem condições junto a Águas Cuiabá para buscar uma solução que a população não seja penalizada”, sugere Marcrean.
 
Por fim, o vereador garante que o tema ainda será muito discutido na Câmara e que nada será feito às presas. De acordo com ele, a ideia é convocar audiência pública para que a população entenda o projeto e que o povo cuiabano não seja penalizado.
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet